Em meio à natureza, ‘Peregrinos de Esperança’ vão a santuário mariano no Jaraguá

Katia Maderic/ RÁDIO 9 DE JULHO

Todos os anos, milhares de fiéis pe­regrinam ao Santuário da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, no Jaraguá, na zona Noroeste de São Paulo, confiantes de que Nossa Senhora lhes concederá as graças do abrigo espiritual, da transformação interior e da fecun­didade apostólica, conforme a espiritu­alidade do Movimento Apostólico de Schoenstatt, mantenedor desses santuá­rios em todo o mundo.

Em 2025, um número maior de pesso­as é aguardado no Santuário Sião Jaraguá, como também é conhecido, já que essa é uma das 12 igrejas de peregrinação da Ar­quidiocese de São Paulo neste Ano Jubilar.

Mantido pelo Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, o Santuário Sião Jaraguá está localizado em uma ampla área verde, convidativa à oração. No in­terior da pequena capela dedicada à Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirá­vel de Schoenstatt, o peregrino se depara com o Santíssimo e os símbolos do Jubi­leu 2025: a lamparina, a cruz e a bandei­ra; e caminhando alguns poucos metros, chega ao velário e à Tenda da Unidade, onde são celebradas as missas.

ACOLHIDA

Iniciado em 1914 por um grupo de jovens e o padre alemão José Kentenich, o Movimento Apostólico de Schoenstatt também é responsável pela Campanha da Mãe Peregrina, as conhecidas capeli­nhas marianas levadas às casas, um apos­tolado laico iniciado em 1950 pelo Servo de Deus João Luiz Pozzobon, brasileiro.

A Mãe que bate de porta em porta, este ano estará com sua casa aberta para acolher os peregrinos. Para tal, desde ju­lho de 2024 foi montada uma comissão central para o Jubileu no Santuário. Os voluntários foram divididos nas equipes de trânsito, segurança, primeiros socor­ros, infraestrutura e zeladoria, comuni­cação, animação, acolhida, liturgia, som, cerimonial, secretaria e alimentação.

Quem vai ao Santuário Sião Jaraguá recebe gratuitamente um folder explica­tivo sobre o que é o Jubileu, o que são as indulgências e a programação do lo­cal. Também há o “Guia do Peregrino”, no qual constam os “caminhos” que ele pode fazer, de forma individual ou em grupo, em sua passagem pelo Santuário; e as práticas devocionais propostas pelo Papa Francisco para este Ano Santo.

ROTEIRO DE PEREGRINAÇÃO

De acordo com o Padre Gustavo Hanna Crespo, Reitor do Santuário, a peregrinação individual tem duração aproximada de uma hora e 30 minutos. Já a feita em grupo, com rito da indul­gência, um ato devocional e a participa­ção na missa, leva cerca de três horas.

“Uma equipe de primeiro contato aju­da a estruturar a peregrinação em grupo, que sempre contará com o rito da indul­gência – que foi elaborado pela Catedral da Sé – e a Santa Missa. Se o grupo desejar passar o dia conosco, uma equipe prepara diferentes momentos oracionais, como a oração do Terço, Via-Sacra, Adoração ao Santíssimo. Também se realiza um tour pelo Santuário e uma pequena palestra sobre o que é o Ano Santo. Nós ajudamos cada grupo elaborar o seu roteiro para que todos possam ter uma verdadeira e com­pleta experiência de fé”, detalhou o Reitor.

Em março, será inaugurada a Via-Sa­cra, um espaço de 180 metros de calçada, nos jardins do Santuário, para a medita­ção do caminho da cruz do Senhor.

MISSAS, MOMENTOS ORACIONAIS E CONFISSÕES

As missas no Santuário ocorrem aos domingos, às 11h; de terça a sexta-fei­ra, às 16h; e aos sábados, às 18h (quan­do há grupos de peregrinação, também às 16h).

Às segundas-feiras, às 15h, acontece a Récita do Santo Terço; às quartas-fei­ras, às 15h30, o rito da Indulgência; às quinta-feiras, às 15h, a Adoração ao San­tíssimo; e aos sábados, às 9h, o Ofício de Nossa Senhora.

Padre Gustavo destacou à reporta­gem do O SÃO PAULO que nas missas às quartas-feiras, dia em que há o rito das indulgências, já se percebe um maior nú­mero de fiéis; também mais pessoas têm buscado o sacramento da Reconciliação nos horários de atendimento para Con­fissões: de terça a sexta-feira, a partir das 16h30 (chegada até às 18h); nos primei­ros sábados do mês, das 9h30 às 12h30. Quando há agendamento de grupo, o Reitor também fica disponível para aten­der as Confissões dos peregrinos.

O DESEJO DE QUE O SANTUÁRIO SEJA MAIS CONHECIDO

O Reitor assegurou que toda a comu­nidade do Santuário da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt está empenhada para acolher os peregrinos. Também os fiéis que regularmente parti­cipam do Santuário já estão organizando peregrinações a outras igrejas neste Ano Jubilar.

Padre Gustavo tem a expectativa de que ao término deste Jubileu, o Santuá­rio seja mais conhecido: “Um lugar tão bonito como o nosso Santuário, que se encontra em uma área verde da cidade de São Paulo, precisa ser mais conhecido por todos de nossa Arquidiocese. O Ano Santo será de grande ajuda para isso. O bairro cresce e muita gente nova chega às missas de domingo, muitos casais jovens. Acredito que com as atividades deste ano, poderemos engajá-los pastoralmen­te, e assim, acompanhá-los na vida de fé. O Santuário Sião Jaraguá vem há 50 anos trabalhando com famílias, jovens, pere­grinos, e para todos há um lugar onde possam vivenciar sua fé e devoção à nos­sa querida Mãe e Rainha”.

SANTUÁRIO DA MÃE E RAINHA TRÊS VEZES ADMIRÁVEL DE SCHOENSTATT (Santuário Sião Jaraguá)
Rua Galvão Bueno Trigueirinho, 764, Jaraguá
Secretaria paroquial: (11) 3945-1126
Para agendamentos das peregrinações em grupo: (11) 97196-6876
Site: https://www.santuariosiaojaragua.com.br

1º grupo de peregrinação tem comunicadores e ouvintes da rádio 9 de Julho

Na tarde do sábado, 15, ouvintes e comunicadores da rádio 9 de Ju­lho estiveram entre o primeiro gru­po de fiéis a peregrinar ao Santuário da Mãe e Rainha Três Vezes Admi­rável de Schoenstatt por ocasião do Jubileu 2025, assim como cerca de 300 paroquianos da Paróquia Cristo Libertador, da Região Brasilândia.

A cada mês, a emissora da Arqui­diocese de São Paulo irá a uma das igrejas de peregrinação. No último sábado, uma edição especial do pro­grama Ideias em Movimento foi apre­sentado diretamente do Santuário pelas comunicadoras Patrícia Diniz e Cleide Barbosa. Houve entrevistas com o Padre Gustavo Hanna Cres­po, Reitor, com membros da equipe de acolhida do Santuário, bem como ouvintes da rádio e demais peregri­nos, além de flashs ao vivo de um momento oracional e de meditação conduzido pelo Padre Maycon Wes­ley da Silva, Pároco da Paróquia Cris­to Libertador, que também presidiu a missa das 16h, transmitida pela rádio.

“Estamos vivendo este ano da Graça, em que o céu está aberto para nós, para recebermos de Deus os dons, recebermos Dele o perdão, e sermos pessoas renovadas pela Graça de Deus”, disse o Sacerdote na homi­lia da missa. “Confiemos no Senhor!”, exortou.

Em 19 de março, uma equipe da rádio irá em peregrinação à Igreja São José do Belém (Largo São José do Be­lém, s/nº, Belenzinho).

Deixe um comentário