
Na tarde do domingo, 3, a partir das 15h30, acontecerá a peregrinação jubilar dos seminaristas e vocacionados, partindo do Pateo do Collegio, com destino à Catedral da Sé, onde participarão dos ritos próprios dos peregrinos deste Ano Santo e da missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.
Nesta missa, 12 seminaristas do Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição receberão os ministérios de leitor e acólito.
O leitorato será conferido pelo Cardeal Scherer aos seminaristas César Lima, Fábio Silva, Fabiano Henrique, Gabriel Augusto, Gil Pierre Herck, Kaique Gonçalves, Leonardo de Morais, Luís Henrique, Rodolfo Mota e Vitor Norberto. O seminarista Fabiano Henrique receberá ainda o acolitato, assim como Gabriel Couto e Vinicius Pinheiro.
O QUE É CADA UM DESTES MINISTÉRIOS

O seminarista que recebe o ministério de leitor é instituído no serviço da mesa da Palavra, onde, de forma oficial, proclama as leituras das celebrações (exceto o Evangelho); a ele também é conferida a missão de organizar a catequese e orientar o povo e sua participação na assembleia.
Já o acólito é instituído para o cuidado do serviço do altar, ajuda ao Diácono e serviço ao sacerdote nos atos litúrgicos, sobretudo na celebração da missa. Além disso, cabe-lhe auxiliar na distribuição da Sagrada Comunhão aos fiéis, como ministro extraordinário, todas as vezes que for necessário. Pode ser encarregado, ainda, em circunstâncias extraordinárias, de expor publicamente o Santíssimo Sacramento à adoração dos fiéis, e fazer depois a reposição. Não pode, porém, dar a bênção ao povo. Poderá também cuidar da formação dos demais servidores da liturgia e dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão.