
Na manhã da sexta-feira, 10, dezenas de membros da Rede Mundial de Oração do Papa, conhecida como Apostolado da Oração, das paróquias e comunidades da Região Belém, realizaram sua peregrinação jubilar à Paróquia São José do Belém, uma das 12 igrejas jubilares da Arquidiocese.
Guiados pelo Padre Arlindo Teles Alves, Assessor Eclesiástico Arquidiocesano e Regional para o Apostolado, os fiéis saíram em procissão do Centro Pastoral São José até a igreja jubilar. No local, foram calorosamente acolhidos pelo pároco, Padre Marcelo Marostica Quadro. A missa também foi concelebrada pelo Padre Adil da Silva, CSS, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho.
A MISSÃO DE LIBERTAR E PROCLAMAR A GRAÇA
A homilia da celebração, proferida no contexto do Ano Jubilar, foi um forte chamado à missão evangelizadora dos membros do Apostolado. Padre Arlindo conectou a peregrinação ao Evangelho de São Lucas, no qual Jesus, na sinagoga de Nazaré, lê o profeta Isaías e anuncia sua missão. “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me enviou para anunciar a Boa-Nova aos pobres”.
O Sacerdote destacou que a “Boa-Nova” é o próprio Cristo, que vem para “proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista, para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”. Ele explicou que o Ano Jubilar é um tempo propício para agradecer as misericórdias de Deus e renovar o compromisso com essa proclamação. Padre Arlindo fez um apelo à perseverança: “Quero exortar os membros do Apostolado da Oração, em primeiro lugar: ânimo! Não desistam da missão em suas paróquias. Não desanimem”. Ele os recordou de que a consagração feita ao receberem a fita é um compromisso de serem “instrumentos do amor de Deus”.
O Sacerdote também relembrou o tripé que sustenta a espiritualidade do movimento: “Oração, Ação e Disponibilidade”. Ele explicou que a vida de oração deve se transformar em ação concreta, por meio da disponibilidade dos membros para servir em suas comunidades.
Ao final, Padre Arlindo agradeceu ao Padre Marcelo pela acolhida, reconhecendo o intenso trabalho da Paróquia como igreja jubilar. Concluiu exortando a todos a serem “católicos felizes, membros do Apostolado também felizes” ao anunciarem a Boa Nova que liberta e traz alegria.
Por Fernando Arthur
Colaboração especial para Região Belém