Entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro, a Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, na Vila Formosa, Decanato São Lucas, recebeu a visita canônica de Dom Cícero Alves de França.
Acompanhado do Padre Reuberson Ferreira, MSC, Pároco, o Prelado teve contato com a realidade paroquial e conviveu com os fiéis, conhecendo mais de perto o trabalho pastoral realizado naquela comunidade de fiéis.
Na quinta-feira, 31 de outubro, as pastorais e movimentos da Paróquia se reuniram para a missa de abertura da visita pastoral, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém e concelebrada pelo Pároco e pelo Padre Milton Tassoni, MSC, Vigário Paroquial.
CONFIRMAÇÃO NA FÉ
Antes da bênção final, Dom Cícero ressaltou que a visita pastoral é a oportunidade que o bispo reserva para estar em suas comunidades.
“É um momento para poder conviver, para poder conhecer, para poder estar com os padres, para poder ver como a comunidade caminha, para conhecer as realidades de sofrimento e esperança que haja na paróquia. O bispo não vem fazer nenhuma vigilância, mas vem, sobretudo, escutar, ver como a comunidade está caminhado”, afirmou, pedindo as luzes do Espírito Santo sobre a comunidade.
“Que esta visita pastoral seja um momento forte de reavivamento desta comunidade, da confirmação da fé. O Bispo vem para confirmar vocês na fé e no caminho que estão seguindo”, exortou.
Após a missa de abertura, Dom Cícero concedeu uma conferência aos fiéis, sobre espiritualidade e oração, destacando a relevância destes dois aspectos na vida cristã.
CONHECER A REALIDADE
Na sexta-feira, dia 1º, as atividades se iniciaram com um momento de oração com o Apostolado da Oração e a Legião de Maria.
Dom Cícero dedicou a parte da manhã a visitar os enfermos e idosos em suas casas, concedendo-lhes a Unção dos Enfermos, rezando e partilhando com eles. O Prelado também encontrou-se com idosos na Casa de Repouso Hospitalar da Vila Formosa.
O Bispo Auxiliar também esteve no Externato Nossa Senhora do Sagrado Coração, conheceu as instalações da instituição e esteve com as crianças e jovens.
O segundo dia da visita pastoral encerrou-se com a reunião do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) e o Conselho Administrativo e Econômico Paroquial (Caep), que contou com a presença dos Padres Jônatas Mariotto, Ecônomo da Região Belém; Eduardo Aparecido de Araújo, Coordenador de Pastoral da Região; Vidal Valentín Zapattini, CSS, Assessor Eclesiástico para a Dimensão Missionária na Região, e Miguel Lisboa Aguiar, Assessor Eclesiástico para a Pastoral Vocacional na Região.
ESPIRITUALIDADE
O último dia da visita pastoral, no domingo, 3, começou com uma missa na Comunidade São José. Em seguida, o Prelado dirigiu-se à Casa Provincial das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, conversou com as Irmãs e partilhou, com elas, um momento de espiritualidade.
A tarde do domingo foi dedicada a um encontro com as crianças e jovens da Paróquia. Dom Cícero, acompanhado do Padre Reuberson Ferreira, MSC, Pároco e do Padre Miguel Lisboa Aguiar, Assessor Eclesiástico para a Pastoral Vocacional, pôde partilhar um momento de espiritualidade e reflexão.
Por fim, Dom Cícero presidiu a missa da Solenidade de Todos os Santos, na matriz paroquial, encerrando a visita pastoral.
Para o Padre Reuberson Ferreira, MSC, a visita canônica foi um momento de aproximação do Bispo com a comunidade paroquial. “Ele esteve aqui a titulo de conviver, e conviveu, conheceu, ouviu e percebeu quem é o nosso povo, como é o nosso povo. E o povo se aproximou dele! Isso é a maior marca, as pessoas puderam chegar perto do bispo, e puderam criar essa proximidade”, ressaltou.