Evento ‘Juntos pela Esperança’ fortalece rede de organizações de caridade na Arquidiocese

Emily Ferreira

Entre os dias 16 e 18 de fevereiro, o Vicariato Episcopal da Caridade Social da Arquidiocese de São Paulo promoveu o evento “Juntos pela Esperança”, no Re­canto Tagaste, na zona Sul da capital pau­lista. Realizado em parceria com a Rede Amparo pela Vida, a Caritas Arquidioce­sana de São Paulo e o Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (Neates) da PUC-SP, o encontro de imersão reuniu especialistas e líderes de instituições so­ciais para discutir estratégias de gestão e fortalecer a rede de colaboração entre as entidades.

Com uma programação extensa e diversificada, o evento contou com pa­lestras, workshops e atividades interativas voltadas à capacitação dos participantes. Durante os três dias, foram abordados temas como captação de recursos, lide­rança, gestão de pessoas, elaboração de projetos e formação de redes de parceria.

O Cônego Marcelo Álvares Matias Monge, Vigário Episcopal da Caridade Social, destacou a importância da ini­ciativa para o fortalecimento das organi­zações sociais ligadas à Igreja: “Estamos aqui em mais de 50 pessoas, represen­tando 24 organizações da Arquidiocese de São Paulo. Estamos aprendendo e ensinando sobre temas fundamentais, como a gestão de projetos e pessoas, cap­tação de recursos e a importância da es­piritualidade para a atuação social”.

A programação teve início no do­mingo, 16, com a missa, seguida da pa­lestra sobre saúde emocional, ministrada por Junior Silva. Na segunda-feira, 17, os participantes assistiram ao workshop “Captação de Recursos”, com Michel Freller, e ao debate “Gestão de Pessoas, Voluntariado e Liderança”, com Fátima Alexandre. O dia também incluiu espaços de integração e lazer. Na terça- -feira, 18, a programação contemplou a palestra “Elaboração e Gestão de Projetos”, com Erika Silva, e um debate sobre “Formação de Redes de Parceria”, com Valéria Kabzas. O encerramento foi com uma roda de conversa conduzida pelo Cônego Marcelo Monge, culminando na entrega de certificados aos participantes.

Lorenna Pirolo, diretora da Associação Amparo Maternal e idealizadora da Rede Amparo pela Vida, ressaltou os três pilares do evento: a fé, a formação e a rede de parcerias. “Confiamos na providência divina, mas também precisamos nos capacitar para servir melhor. Esse evento é um exemplo de como a formação e as alianças fortalecem o trabalho social”.

O Diácono Márcio Ribeiro, diretor da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, enfatizou o caráter transformador da experiência: “Estamos aqui em um momento de integração, capacitação e formação para melhor servir ao povo de Deus. Peço orações para que possamos continuar essa missão com força e dedicação”.

Erika Costa da Silva, representante do Neates, destacou a articulação entre as organizações sociais no evento: “Vimos um grande estabelecimento de parcerias, troca de experiências e a percepção de que, apesar dos desafios comuns, existem soluções construídas coletivamente”. Outro ponto fundamental do encontro foi a contribuição para o levantamento da caridade social praticada pela Igreja em São Paulo. “Para isso, precisamos ter um cadastro das entidades, associações e movimentos que atuam na caridade. Esta imersão nos deu subsídios para aprimorar esse levantamento e fortalecer nossa atuação”, explicou o Cônego Marcelo Monge.

Ao fim do evento, ficou evidente o impacto positivo da iniciativa na formação de uma rede mais integrada e capacitada para enfrentar os desafios sociais. “Melhor chega quem chega junto. E juntos pela esperança, melhor ainda”, concluiu Lorenna Pirolo.

(Colaborou: Ueslei Cruz)

Deixe um comentário