No sábado, 17, Dom Edilson de Souza Silva presidiu missa na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Vila Hamburguesa, Decanato São Simão, que marcou o encerramento da Semana da Família da Região Lapa. Concelebrou o Padre Flavio Heliton da Silva, Pároco. Na sequência, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa palestrou sobre o tema da Semana Nacional da Família – “Família e Amizade” – e sobre o lema – “Amizade, uma forma de vida com sabor de Evangelho”.
Na noite de sexta-feira, 16, aconteceu uma formação para os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão da matriz da Paróquia Santo Alberto Magno e das Comunidades São João Batista e Nossa Senhora Auxiliadora, Decanato São Bartolomeu. A atividade foi conduzida pelo Padre José Carlos Spinola, Pároco, com a participação do Diácono Antônio Geraldo de Souza e de Antônio Wardilson C. Silva, diretor e professor do curso Teologia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo.
A Pastoral Vocacional da Região Lapa promoveu no dia 13, na Paróquia São Francisco de Assis, Decanato São Bartolomeu, uma palestra sobre vocações, conduzida por Dom Edilson de Souza Silva, após a missa por ele presidida e concelebrada pelo Padre Edilberto Alves da Costa, Pároco, com a assistência do Diácono Ronaldo Contin Della Nina. Na palestra, Dom Edilson destacou que o Mês das Vocações é oportuno para pensar o chamado vocacional que Deus faz a cada pessoa, bem como a respeito do projeto de formação de animadores vocacionais nas paróquias, para que ajudem os fiéis a refletir sobre a temática e abraçar uma vocação na Igreja.
Secretários e secretárias paroquiais participaram, no dia 15, na sede da Região Lapa, de uma formação sobre o processo matrimonial e sistema contábil. O encontro, coordenado por Dom Edilson de Souza Silva, foi conduzido pelos Padres Pedro Augusto Ciola de Almeida, Assistente Eclesiástico Regional da Pastoral das Secretárias (os), e Edilberto Alves da Costa, Ecônomo da Região Lapa. O Bispo Auxiliar falou sobre o processo matrimonial; Padre Pedro lembrou que as secretárias e secretários são “a porta de entrada de toda paróquia”, devendo, portanto, ter grande capacidade de escuta; e Padre Edilberto detalhou o trabalho contábil que é realizado nas paróquias.
Por Benigno Naveira/Colaborador de comunicação para Região Lapa