Cerca de 2 mil pessoas participaram do primeiro fim de semana do evento com atividades sobre a vocação dos leigos e o Matrimônio. Ação prosseguirá em 31 de agosto e 1º de setembro, destacando o sacerdócio e a vida religiosa consagrada
Nem a forte chuva no fim da tarde do sábado, 24, nem o frio intenso do domingo, 25, desanimaram as cerca de 2 mil pessoas que nestes dois dias participaram do 1º Festival Vocfest, na Vila Albertina, zona Norte da cidade, organizado pelo Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição, nas proximidades da casa de formação dos seminaristas da Filosofia.
Palestras, shows musicais, missas e adoração ao Santíssimo Sacramento fizeram parte do primeiro fim de semana de programação com o propósito de despertar vocações para a Igreja. O Festival Vocfest prosseguirá no sábado, 31, e no domingo, 1º de setembro (veja detalhes ao fim da reportagem).
Uma ‘sinfonia de vocações’
“Essa festa das vocações e para as vocações promove o que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe: entender a Igreja como uma sinfonia de vocações, incluindo a vida sacerdotal, a vida religiosa consagrada, missionária e matrimonial”, ressaltou o Padre João Henrique Novo do Prado, responsável pelo Centro Vocacional Arquidiocesano (CVA).
Padre Frank de Almeida, Reitor do Seminário de Filosofia Santo Cura d’Ars, comentou que o evento ajudou a atrair os jovens para que ouçam o chamado a uma vocação na Igreja: “Na Arquidiocese de São Paulo, há muitos jovens que podem encontrar sua vocação e responder ao chamado de Deus. Precisamos de padres”, afirmou.
Tendas vocacionais e palestras
O Festival Vocfest contou um espaço para tendas vocacionais, dez ao todo, em que os visitantes puderam vivenciar momentos de discernimento e de escuta sobre as vocações na Igreja com os participantes de congregações religiosas, novas comunidades e movimentos como o Encontro de Casais com Cristo (ECC).
Ao longo do evento, também houve palestras com lideranças laicas e da Pastoral Familiar, a respeito da vocação ao Matrimônio.
O casal Eraldo e Rosana Duarte ressaltou a vivência do casamento com sabedoria e responsabilidade, a partir dos mandamentos de Cristo: “Nossa missão é estimular a reflexão sobre a vocação de cada um – seja para o celibato, seja para o Matrimônio. Ambos se realizam no plano de Deus sobre o amor”.
Sacerdotes e religiosos consagrados também puderam dar testemunho e convidar a juventude a buscar o discernimento vocacional e a acolhida nas pastorais da Igreja. “Queremos incentivar os jovens a se engajarem nos grupos de jovens e, a partir daí, fazer o convite para que ouçam o chamado de Deus”, afirmou a Irmã Renata Lopes, consagrada da Missão Belém.
Na avaliação de Salomão David, 35, seminarista da Arquidiocese de São Paulo e organizador geral do Vocfest, o evento fortaleceu a caminhada dos que se prepararam para o sacerdócio. “A minha realização como seminarista é contribuir para aproximar as pessoas de Deus e de suas vocações por meio oração”, lembrou.
A estudante Geovanna Najo, 15, moradora de Pirituba, na zona Norte, foi ao Vocfest na companhia dos amigos. “As pessoas que estão aqui vão se converter, principalmente os jovens. O futuro depende de nós”, disse, ao destacar que os jovens devem buscar sempre mais o caminho da santidade de vida.
Érica Leonardo, 36, também esteve no evento. Casada, ele destacou que atividades como o Vocfest ajudam os mais jovens a discernir sobre a própria vocação: “A vocação matrimonial é um caminho desafiador, mas uma bênção diária. A nossa missão aqui é interceder por aqueles que estão de coração aberto para seguir o chamado de Deus”.
Rezar pelas vocações
Padre Juarez de Castro, do clero arquidiocesano e apresentador da Rede Vida de Televisão, presidiu missa no sábado, 25, seguida de uma apresentação musical.
Ao O SÃO PAULO, o Sacerdote recordou que antigamente as famílias tinham o costume de rezar pelas vocações, e que este hábito precisa ser retomado. “Este evento trouxe algo de especial que é despertar nas pessoas a consciência de que nós temos que rezar mais pelas vocações”, comentou.
Quem também fez uma apresentação musical no evento foi o cantor e compositor Frei Gilson, da Congregação Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo. Em entrevista à rádio 9 de Julho, ele destacou que o Vocfest proporcionou o encontro de pessoas e de vocações. Recordando sua própria trajetória, ele comentou que na juventude participou de um festival vocacional, a partir do qual descobriu o chamado ao sacerdócio.
“Grandes eventos vocacionais movem o coração e despertam a fé das pessoas, e ajudam a promover e despertar as vocações”, enfatizou Frei Gilson, que incentivou a juventude a seguir com responsabilidade e coerência o chamado de Deus.
O Vocfest continua
Neste primeiro fim de semana, a programação do Vocfest abordou as vocações laicais e para o Matrimônio. Além dos participantes já citados, também integraram a atividade o grupo de jovens Wojtyla, a banda Yeshua, os membros das Comunidades Filhos do Divino Mestre, Colo de Deus e Canto de Maria. Houve, ainda, uma palestra do casal Virgílio e Ana Manente, das Equipes de Nossa Senhora.
O Vocfest prossegue no sábado, 31, entre 14h e 22h, com show da Comunidade Shalom – Missão São Paulo; palestra sobre vocação sacerdotal, com o Padre Anderson Marçal, da Comunidade Canção Nova; missa presidida por Dom Cícero Alves de França (às 16h); testemunhos vocacionais de seminaristas; e shows com Vanessa Jackson e a Banda Acordi.
No domingo, 1º de setembro, também entre 14h e 22h, haverá a apresentação da Schola Cantorum Immacolata; palestra sobre vocação religiosa, com Dom Carlos Silva, OFMCap; missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer (16h); diálogo sobre a vocação à vida religiosa consagrada; e shows com o Grupo Ir ao Povo e a Banda Lírios do Vale.
Todos os detalhes do Vocfest podem ser encontrados nas redes sociais, com a hashtag #Vocfest. O evento acontece em frente ao Seminário de Filosofia/Paróquia Mãe de Deus (Rua Manoel de Arzão, 85, Vila Albertina).