Na noite de sexta-feira, 8, a comunidade de fiéis da Paróquia São José, no Jardim Monte Alegre, Decanato São Tito, uniu-se para celebrar no galpão da futura nova matriz paroquial os 50 anos da primeira missa ocorrida na comunidade.
Inicialmente, o Padre Messias de Moraes Ferreira, Pároco, agradeceu a todos os padres que ali já trabalharam, aos paroquianos que participaram das pastorais, alguns dos quais desde o início da comunidade, e fez memória daqueles que já partiram para a vida eterna. O Sacerdote também cumprimentou todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.
Coube ao senhor Elias Aparecido Queiroz, paroquiano há 62 anos, contar sobre as origens da comunidade. No final de 1973, ele, com apenas com 12 anos de idade, acompanhava seus pais que participavam da missa aos domingos na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Pirituba, junto com outros moradores do Jardim Monte Alegre. Foi então que cinco casais, entre os quais seus pais, participaram em 1974 de um Encontro de Casais com Cristo (ECC), após o qual decidiram iniciar a comunidade. Então, foram conversar com o Pároco da Nossa Senhora Auxiliadora.
“Como não tínhamos ainda uma capela, a primeira missa foi celebrada em um imóvel que pertencia à Sociedade Amigos de Bairro, pelo Padre Orestes, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Ele vinha uma vez por mês para celebrar”, recordou Queiroz.
Em 1976, foi adquirido um terreno na Rua José Vicente Ramos. Até 1977, as celebrações aconteciam a céu aberto no terreno, até que se conseguiu construir a capela, que tempos depois recebeu o nome de Capela São José. As celebrações, então, se tornaram permanentes aos domingos, às 17h.
Aos poucos, iniciou-se na Capela São José as pastorais do Batismo, Catequese e grupo de jovens, e foram sendo ampliados os trabalhos de evangelização. Com a expansão do número de fiéis, a comunidade se mobilzou para construir um templo maior no mesmo endereço. Em agosto de 2021, as missas passaram a ser celebradas no terreno localizado na Rua Jurumbi, 700, onde será erguido o novo templo da matriz paroquial.
Antes da bênção final, o Padre Messias recordou a festa do padroeiro, que será iniciada com a novena entre os dias 10 e 18, o dia de São José, na terça-feira, 19.
No sábado, 9, no Colégio Madre Paula Montalt, na Vila Hamburguesa, realizou-se o encontro da Escola Bíblico-Catequética São José de Anchieta, com o tema “Mistagogia Catequética”, conduzida pelo Padre Geraldo Raimundo Pereira, Assistente Eclesiástico da Animação Bíblico-Catequética da Região Lapa, com a participação de mais 110 catequistas dos decanatos da Região Lapa. O Sacerdote falou sobre a identidade do catequista como mistagogo.
Por Benigno Naveira/Colaborador de Comunicação para Região Lapa