Guia apresenta os direitos garantidos a quem tem a doença de Parkinson

Divulgação

No Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, 11 de abril, a Associação Brasil Parkinson lança o Guia “O PARKINSON E A CIDADANIA: Um Guia Essencial de Direitos e Benefícios”, elaborado pelo advogado especialista Felipe Braule.

O guia aborda temas como benefícios previdenciários por incapacidade permanente ou temporária (antigo Auxílio-Doença); isenções fiscais com relação ao IRPF, IPI, ICMS e IPVA; direitos relacionados à Saúde, como medicamentos gratuitos e a dinâmica estabelecida pelo SUS e Planos de Saúde e o atendimento preferencial em diversos setores.

O Guia “O PARKINSON E A CIDADANIA: Um Guia Essencial de Direitos e Benefícios” é gratuito e pode ser baixado na versão e-book, no site da Associação Brasil Parkinson – www.parkinson.org.br.

Na quinta-feira, 11, a Associação Brasil Parkinson reunirá médicos, terapeutas e pacientes numa sessão na Câmara de São Paulo para debater os direitos do paciente, os problemas com falta de medicamentos no SUS, a burocracia para manutenção de baterias dos eletrodos para quem fez a cirurgia de implante cerebral (DBS) e o lançamento do guia “O Parkinson e a Cidadania: um Guia Essencial de Direitos e Benefícios”.

DOENÇA DE PARKINSON

A doença de Parkinson é uma enfermidade que foi descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson.

É uma doença neurológica, que afeta os movimentos da pessoa devido à degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem uma substância chamada dopamina, que conduz as correntes nervosas (neurotransmissores) ao corpo.

Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio além de alterações na fala e na escrita.

Não é uma doença fatal, nem contagiosa, não afeta a memória ou a capacidade intelectual do parkinsoniano.

Fonte: Associação Brasileira de Parkinson

Deixe um comentário