Há 30 anos, católicos coreanos testemunham o amor ao próximo no Bom Retiro  

Cardeal Odilo Pedro Scherer preside missa em ação de graças pelos 30 anos da Sociedade Pequeno Jesus e visita as instalações da entidade mantida por católicos coreanos em São Paulo
Fotos: Fernando Geronazzo

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu na quinta-feira, 10, a missa em ação de graças pelos 30 anos da Sociedade Pequeno Jesus, no bairro do Bom Retiro, região central da capital paulista.

Mantida pelos fiéis católicos coreanos de São Paulo, essa instituição filantrópica se dedica ao atendimento a pessoas em vulnerabilidade social, especialmente idosos e a população em situação de rua.

A Eucaristia foi concelebrada pelos sacerdotes da Paróquia Pessoa Coreana São Kim Degun e pelo Padre Daniel Hayang Lim Koo, Pároco da Paróquia Santa Mônica, na Região Lapa. Participaram da missa colaboradores, voluntários, benfeitores e pessoas atendidas pela entidade.

HISTÓRIA 

A Sociedade Pequeno Jesus foi fundada em agosto de 1994, por iniciativa do Padre Park Sung-koo, sacerdote coreano, à época Superior geral da Little Jesus Society, na Coreia do Sul. Na ocasião, Padre Park visitava São Paulo para realizar um retiro aos fiéis da Paróquia Pessoal Coreana e, ao se deparar com o sofrimento de muitas pessoas em situação de rua na cidade, idealizou a criação de um restaurante comunitário e um asilo para idosos.

No mesmo ano, um grupo de cinco católicos coreanos formalizou o estatuto da Sociedade Pequeno Jesus do Brasil e adquiriu um terreno no Bom Retiro, com recursos da Sociedade Pequeno Jesus da Coreia, da comunidade europeia e de doações da comunidade coreana.

Em fevereiro de 1997, a Irmã Gracia Kim, religiosa da congregação das Irmãs do Pequeno Jesus, veio da Coreia do Sul com a missão de liderar a entidade no Brasil. Em seguida, chegaram outras religiosas. 

SERVIÇOS

Atualmente, a Sociedade Pequeno Jesus oferece, de segunda a sexta-feira, almoço para 70 pessoas em situação de rua e abriga 13 idosas. O serviço realizado é fundamentado nos valores da fé católica, presente não apenas na capela localizada na sede, como também nos momentos de oração, celebração e formação cristã. 

Ik Tae, membro do conselho administrativo da instituição, explicou ao O SÃO PAULO que, embora o asilo tenha capacidade para 30 idosos, ainda não há recursos suficientes para preencher essas vagas, pois a entidade vive exclusivamente de doações e ainda não tem convênio com o poder público.   

“Para amenizar a nossa constante situação financeira de déficit, estamos recorrendo ao Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), que está na fase final de aprovação para podermos receber verbas sociais da Prefeitura”, detalhou o conselheiro. 

Para realizar o trabalho, a Sociedade Pequeno Jesus conta com 15 funcionários e cerca de 30 voluntários, liderados pela Irmã Gracia. Embora esteja há mais de 20 anos no Brasil, a religiosa fala bem pouco o português. Mas isso não impede o seu trabalho. De forma silenciosa e bastante ativa, ela está atenta a tudo o que acontece na instituição. Tanto que, em vez de dar entrevista ou fazer discursos, ela mostrou para Dom Odilo e para a reportagem cada espaço da casa, o que diz mais sobre a instituição do que qualquer palavra.

O Arcebispo saudou as idosas acolhidas, visitou a cozinha e abençoou as pessoas em situação de rua que aguardavam a feijoada servida na ocasião festiva.

OBRA DE MISERICÓRDIA

Na homilia da missa, o Cardeal Scherer destacou que a Sociedade Pequeno Jesus realiza as obras de misericórdia ensinadas por Nosso Senhor, dando alimento a quem tem fome e cuidando daqueles que estão enfermos, amparando os irmãos na velhice.

“Ninguém é excluído do banquete do Reino de Deus, do banquete da salvação, da vida eterna, enfim, da misericórdia de Deus que é para todos”, afirmou o Arcebispo.

“A nossa preocupação, como Igreja, é esta: ter um olhar para as necessidades do próximo. Por isso, são tantas as obras de caridade realizadas por paróquias, comunidades religiosas e grupos de fiéis. Como diz São Paulo, e São Tiago, a fé se mostra verdadeira por meio da caridade”, destacou Dom Odilo, rendendo graças a Deus pelo trabalho desenvolvido pela Sociedade Pequeno Jesus e o apoio recebido de muitas pessoas e instituições para ajudar aos mais necessitados.

Doações podem ser feitas em: 

C6 Bank
Pix: pequenojesus2013@gmail.com 
Favorecido: Sociedade Pequeno Jesus

Deixe um comentário