Implantação da Infância e Adolescência Missionária é destaque na Arquidiocese

A Arquidiocese de São Paulo promoveu na manhã do sábado, 8, no âmbito das seis regiões episcopais, uma formação para implementar, em todas as paróquias, a Infância, Adolescência e Juventude Missionária (veja detalhes nas fotolegendas abaixo).

Fundada em 19 de maio de 1943, a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi idealiza­da por Dom Carlos Forbin-Janson, Bispo de Nancy, na França. Grande entusiasta da evangelização dos povos, ele sempre manteve estreita ligação com os missionários da China e para lá desejava ir a fim de juntar-se a eles.

Acostumado a receber cartas provenientes do terri­tório chinês, em cujos relatos era notório o sofrimento de crianças pela falta de alimentação, moradia, medi­camentos, condições de vida digna e acesso aos sacra­mentos, o Prelado decidiu agir e convocou as crianças da França para socorrer as crianças chinesas, propondo­-lhes que recitassem uma Ave-Maria por dia e doassem uma quantia por mês. Assim surgiu a IAM.

ATUAÇÃO

Embora tenha nascido para socorrer a triste situação das crianças chinesas, a IAM logo abriu seus horizontes para o mundo inteiro. O resgate, o Batismo, o sustento e a educação das crianças dos povos que não conhecem Jesus Cristo foram, desde o início, os objetivos da Infân­cia e Adolescência Missionária. Um plano ambicioso: prestar todos os socorros materiais, morais, intelectuais e religiosos de que necessitam as crianças de todos os lugares, culturas, raças e crenças, ou seja, salvá-las da miséria e da morte; batizá-las e educá-las como cristãs; prepará-las para serem apóstolos de outras crianças, orientando-as na vocação e profissão.

Em 1922, o Papa Pio XI a declarou uma institui­ção pontifícia, isto é, do Papa e, portanto, de t a Igreja, juntamente com as obras missionárias da Propagação da Fé e de São Pedro Apóstolo, às quais uniu-se, em 1956, sob o pontificado de Pio XII, a União Missionária, constituindo-se as Pontifícias Obras Missionárias. Ao Brasil, ela foi trazida por missionários franceses em 1958.

Tomando como exemplo a vida de Jesus e de seus discípulos, a IAM tem em Maria, a mãe de Jesus, uma fiel testemunha da autêntica ação evangelizadora. Ins­pira-se também em São Francisco Xavier e Santa Tere­sinha do Menino Jesus, Padroeiros das Missões. Ambos viveram ardentemente o carisma missionário universal, doando suas vidas pelo anúncio do Evangelho.

A finalidade da IAM é, portanto, suscitar o espírito missionário universal nas crianças e jovens, desen­volvendo-lhes o protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio deles, em todo o povo de Deus, isto é, crianças e jovens ajudam e evangelizam outras crianças e jovens.

O DIA DE FORMAÇÃO NAS REGIÕES EPISCOPAIS

Marcos Wilkes

LAPA – Realizada na Paróquia São João Batista, na Vila Ipojuca, Decanato São Simão, a formação da IAM e da Juventude Missionária (JM) teve a participação de Dom Edil­son de Souza Silva, com a coordenação do Padre João Carlos Deschamps de Almeida, Decano. O encontro reuniu cerca de 70 agentes de pastorais das paroquias da Região Lapa, também com a participação do Padre Fabiano de Souza Pereira, Pároco, e mem­bros das equipes missionárias. (por Benigno Naveira)

Arquivo pessoal

IPIRANGA – A formação aconteceu no auditório do campus Ipiranga da PUC-SP, com a participação de mais de 80 pessoas. A jovem Giovana Falsarela Mantovani, da IAM e da Juventude Missionária, apresentou a história e a incidência dessa ação na Igreja. A base bíblica missionária foi explanada pelo Padre Boris Agustín Nef Ulloa, Pároco da Paróquia Imaculada Conceição, cujo grupo de IAM é referência na Região. (por Pascom Regional)

Pascom Regional

BELÉM – Dezenas de agentes de pastoral das paróquias e comunidades da Região Belém se reuniram no Centro Pastoral São José para a formação da Pastoral Missionária da Arqui­diocese de São Paulo. A atividade foi conduzida por Rodinei Andrade, assessor da Infân­cia e Adolescência Missionária na Diocese de Marília (SP). (Por Fernando Arthur)

Secretariado Regional de Comunicação

– A formação aconteceu na Paróquia Imaculada Conceição, Decanato São Tiago de Alfeu, com a assessoria de Glauber Machado, da Equipe Estadual da IAM. Participa­ram representantes de paróquias da Região Sé que estão a serviço das pastorais cuja missão está ligada às crianças e adolescentes, além de Dom Rogério Augusto das Ne­ves e o Frei Carlos Coltri, OFMCap., Assistente Eclesiástico para o Comire na Região Sé. (por Secretariado de Comunicação Regional)

Silvano Jacobino

SANTANA – Uma palestra conduzida pelo Padre Andrés Marengo, Coordenador Re­gional de Pastoral, sobre o tema da juventude, vivência missionária e seus desafios, marcou o início do dia de formação na sede da Região Santana. Depois, representan­tes da IAM explicaram o propósito desta ação, bem como da Juventude Missionária. À tarde, tratou-se sobre a formação de equipes missionárias nas paróquias, com a pre­sença da Irmã Belnildes e do Padre Roberto Carlos Queiroz Moura, Coordenador Ar­quidiocesano de Pastoral. (Com informações da IAM Santana)

Sidney Gaspar Damasceno Júnior

BRASILÂNDIA – A formação regional para assessores da Infância e Adolescência Missio­nária (IAM) e da Juventude Missionária (JM) aconteceu na Comunidade Missão Mensa­gem de Paz, em Pirituba, com 80 pessoas. À tarde, 51 pessoas participaram da formação para criar equipes paroquiais de visitação missionária. As duas formações foram condu­zidas por representantes da Comissão Missionária Regional e contaram com a participa­ção de Dom Carlos Silva, OFMCap., que destacou a urgência missionária e o chamado à Igreja em saída, cumprindo o mandato de Jesus de levar a missão a todos os povos. Entre os assessores, estiveram as jovens Heloísa Cordeiro Silva e Vânia Vanilde Alves Bezerra, da coordenação estadual da JM, além dos Padres José Miguel Portillo, CSSp, Assisten­te Eclesiástico da Pastoral Juvenil, e Gutemberg Pereira, as Irmãs Marlúcia Cascaes da Costa e Elisabeth Miguel Espinhara. (por Vanessa Passos)

Deixe um comentário