![](https://ik.imagekit.io/osaopaulo/wp-content/uploads/2023/08/Jovens-Leopoldina-768x1024.jpeg)
Os jovens peregrinos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Vila Leopoldina, Região Lapa, participaram da missa de abertura da JMJ, na terça-feira, dia 1o, presidida pelo Cardeal Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa.
“Na inspiradora homilia, ele aconselhou aos jovens a serem como Maria, que partam apressadamente, mas não ansiosamente, disseminando sempre o evangelho e a boa nova”, relata Ian Prioste, Coordenador do Movimento de Jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
“Foi um momento realmente tocante para aqueles que tiveram sua primeira experiência de JMJ. A atmosfera de fé e união fortaleceu os laços entre os jovens da paróquia e os demais participantes internacionais”, prosseguiu.
Após a missa, a delegação da paróquia da Vila Leopoldina teve a oportunidade de interagir com jovens de outros países como o Líbano, Angola, México, Espanha e Portugal
“Nesse encontro intercultural, os jovens compartilharam suas vivências, trocaram lembranças e experiências, revelando a riqueza de suas culturas e a diversidade que a JMJ proporciona. A atmosfera de fraternidade e compreensão mútua permitiu que eles se conectassem além das fronteiras, fortalecendo os laços de amizade em um ambiente de respeito e união”, assegura Ian Prioste.
Ainda de acordo com o coordenador dos jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, essa experiência ampliou a visão de mundo dos jovens da delegação, “reforçando a importância de celebrar a diversidade cultural e viver a fé de forma vibrante e aberta. Esse momento de interação internacional certamente deixou uma marca especial em seus corações, e eles retornarão à comunidade local com lembranças inesquecíveis e um sentimento de gratidão por essa oportunidade de vivenciar a JMJ 2023 ao lado de jovens de todas as partes do globo”.
![](https://ik.imagekit.io/osaopaulo/wp-content/uploads/2023/08/Jovens-e-bandeira-do-Libano-1024x768.jpeg)
(Edição de texto: Daniel Gomes)