
Diariamente, e de modo especial no dia 28 de cada mês, o Santuário São Judas Tadeu, na Região Ipiranga, recebe centenas de devotos do “Padroeiro das causas impossíveis”. Neste Ano Jubilar, um número ainda maior de fiéis deve ir ao templo que é uma das 12 igrejas de peregrinação na Arquidiocese.
Em sintonia ao pedido do Papa Francisco na bula Spes non confundit para que as igrejas jubilares sejam “um oásis de espiritualidade onde é possível restaurar o caminho da fé e dessedentar-se nas fontes da esperança, a começar pelo sacramento da Reconciliação, ponto de partida insubstituível de um verdadeiro caminho de conversão”, o Santuário São Judas Tadeu oferece um amplo horário para o atendimento de Confissões, missas todos os dias e outras iniciativas para favorecer que os fiéis obtenham a indulgência plenária nas peregrinações que realizarem até 28 de dezembro.
“Para animar a comunidade paroquial para a vivência do Ano Jubilar 2025, tenho reforçado a importância deste momento, fazendo memória dos 25 anos de elevação da igreja matriz como Santuário dedicado a São Judas Tadeu, em 2023, o nosso Jubileu de Prata. A possibilidade de ganhar a indulgência plenária é algo recorrente na memória da Paróquia, pois ela foi reforçada nas datas autorizadas pela Penitenciaria Apostólica naquele ano”, explicou, ao O SÃO PAULO, o Padre Daniel Aparecido de Campos, SCJ, Pároco e Reitor.
MISSAS E ATENDIMENTOS PARA CONFISSÕES
Para os que desejam realizar a peregrinação de modo individual, a experiência jubilar se dá especialmente por meio da participação nas missas, sendo acolhidos no início de cada celebração e convidados a participar da procissão de entrada. No final, o sacerdote concede a fórmula da indulgência plenária.
De segunda a sexta-feira, as missas acontecem às 7h, 9h, 12h, 15h, 17h e 19h30; aos sábados nesses mesmos horários (exceto às 17h); já aos domingos, às 7h, 8h30, 10h, 12h, 15h, 16h30, 18h e 19h30.
Também nas peregrinações feitas em grupos ou por paróquias, os peregrinos são acolhidos no início de cada missa, mas é possível o agendamento de uma missa específica (com ao menos uma semana de antecedência na secretaria paroquial). Entre os grupos que já têm peregrinações agendadas estão o Movimento da Mãe Peregrina da Região Ipiranga; as pastorais da Criança, da Catequese e da Saúde em âmbito regional; e os Colégios Católicos da Região Ipiranga, com a participação de Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade.
Os peregrinos contam com amplo suporte da Pastoral da Acolhida e podem visitar diferentes espaços, como a Capela de Bênçãos e a Capela dos Milagres.
O Santuário também tem um alargado horário para os que buscam o sacramento da Confissão: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. “Para auxiliar os fiéis, elaboramos um folder explicativo sobre o sacramento da Reconciliação, ajudando-os a compreender melhor seu significado e a se prepararem espiritualmente”, informou o Departamento de Comunicação e Marketing do Santuário.
“Tenho observado um aumento da procura pelas Confissões, em todos os horários. Também estamos percebendo um aumento das visualizações das Santas Missas que são transmitidas pela WebTV e Web Rádio São Judas Tadeu (de segunda a sexta-feira às 15h e 17h; sábado, às 12h; e domingo, às 8h30 e 10h). As missas transmitidas são importantes para as pessoas que estão impossibilitadas de vir ao Santuário, pois poderão ganhar indulgência plenária, estando em estado de Graça”, comentou o Padre Daniel Aparecido.
ORAÇÃO

Também há diferentes momentos de oração. A récita do Santo Terço acontece às segundas, terças e quintas-feiras, das 18h às 19h; já a adoração ao Santíssimo, às quintas-feiras, das 8h às 16h, e na 1ª sexta-feira do mês, às 14h (pelas vocações).
Os fiéis também podem participar do Grupo de Oração RCC, às segundas-feiras, às 19h30, e das missas votivas: ao Sagrado Coração de Jesus (todas as realizadas na 1ª sexta-feira do mês); ao Imaculado Coração de Maria (no 1º sábado do mês, às 7h, 9h e 12h); e a São Judas Tadeu (todo dia 28).
Durante a Quaresma, haverá uma programação especial com momentos de oração e reflexão, como a Via-Sacra e a Caminhada Penitencial, e maior apelo aos fiéis para que busquem o sacramento da Reconciliação e pratiquem a caridade.
ESTUDO DA FÉ
Neste Ano Jubilar, o estudo da fé, para fundamentar as razões da esperança cristã, também poderá ser realizado por meio de cursos e formações.
Uma dessas ações é a Escola de Teologia para Leigos, destacando temas como as Sagradas Escrituras, Teologia Sistemática, Liturgia, História da Igreja e Sacramentos. Há também o Curso de Aprofundamento da Fé, que percorre toda a Bíblia – do Gênesis ao Apocalipse –, relacionando seus ensinamentos com a doutrina da Igreja.
Também estão programados eventos formativos, como o Congresso Teológico e a Semana Bíblica, com palestrantes convidados; e o Cultura Voc, que apresenta as possibilidades do exercício das vocações na Igreja.
Além disso, já está sendo produzida uma série de vídeos explicativos sobre a bula Spes non confundit, que será disponibilizada pelo YouTube do Santuário.
“Estamos produzindo peças de comunicação para o sistema de TV indoor, na WebTV Santuário São Judas Tadeu e nas redes sociais. A presença da logomarca do Jubileu em vários pontos das duas igrejas é a primeira iniciativa. O próximo passo é, à medida que as pessoas voltem das férias, estimular a acolherem os peregrinos e dar condições para que os grupos que desejarem possam vivenciar a visita a uma das igrejas jubilares da Arquidiocese”, explicou o Pároco e Reitor.
‘SERÁ UM ANO FORTE DA GRAÇA DE DEUS’

Ao recordar a experiência do Jubileu de 25 anos do Santuário São Judas Tadeu, em 2023, Padre Daniel Aparecido ressaltou que este é sempre um momento de forte transformação “pois as pessoas conseguem melhorar a vida espiritual por meio do cuidado que é necessário para manter-se em estado de Graça e, assim, ganhar a indulgência plenária”.
“Este será um ano forte da Graça de Deus e de tomada de consciência da nossa peregrinação, no tempo, em preparação para a vida eterna. Neste sentido, o tema da esperança é muito oportuno e essencial para conseguir viver o Ano Jubilar, pois sem a esperança, acabamos enfraquecendo a fé que é essencial para experimentar a caridade, que nos une ao projeto de Deus”, concluiu o Pároco e Reitor.
(Colaborou: Departamento de Comunicação e Marketing do Santuário São Judas Tadeu)
SANTUÁRIO SÃO JUDAS TADEU
Avenida Jabaquara, 2.682, Mirandópolis
www.saojudas.org.br
YouTube: SantuarioSaoJudasTadeu
Instagram e Facebook: @saojudastadeusp.
Secretaria paroquial: todos os dias, das 8h às 18h; telefone (11) 3504-5700;
Clique aqui para conhecer a página especial do Jubileu 2025