Jubileu 2025: Peregrinos encontram amplo suporte no Santuário São Judas Tadeu

Comuncação Santuário São Judas Tadeu

Diariamente, e de modo especial no dia 28 de cada mês, o Santuário São Ju­das Tadeu, na Região Ipiranga, recebe centenas de devotos do “Padroeiro das causas impossíveis”. Neste Ano Jubilar, um número ainda maior de fiéis deve ir ao templo que é uma das 12 igrejas de peregrinação na Arquidiocese.

Em sintonia ao pedido do Papa Fran­cisco na bula Spes non confundit para que as igrejas jubilares sejam “um oásis de espiritualidade onde é possível res­taurar o caminho da fé e dessedentar-se nas fontes da esperança, a começar pelo sacramento da Reconciliação, ponto de partida insubstituível de um verdadeiro caminho de conversão”, o Santuário São Judas Tadeu oferece um amplo horário para o atendimento de Confissões, mis­sas todos os dias e outras iniciativas para favorecer que os fiéis obtenham a indul­gência plenária nas peregrinações que realizarem até 28 de dezembro.

“Para animar a comunidade paro­quial para a vivência do Ano Jubilar 2025, tenho reforçado a importância deste momento, fazendo memória dos 25 anos de elevação da igreja matriz como Santuário dedicado a São Judas Tadeu, em 2023, o nosso Jubileu de Pra­ta. A possibilidade de ganhar a indul­gência plenária é algo recorrente na me­mória da Paróquia, pois ela foi reforçada nas datas autorizadas pela Penitenciaria Apostólica naquele ano”, explicou, ao O SÃO PAULO, o Padre Daniel Aparecido de Campos, SCJ, Pároco e Reitor.

MISSAS E ATENDIMENTOS PARA CONFISSÕES

Para os que desejam realizar a pere­grinação de modo individual, a expe­riência jubilar se dá especialmente por meio da participação nas missas, sendo acolhidos no início de cada celebração e convidados a participar da procissão de entrada. No final, o sacerdote concede a fórmula da indulgência plenária.

De segunda a sexta-feira, as missas acontecem às 7h, 9h, 12h, 15h, 17h e 19h30; aos sábados nesses mesmos horários (ex­ceto às 17h); já aos domingos, às 7h, 8h30, 10h, 12h, 15h, 16h30, 18h e 19h30.

Também nas peregrinações feitas em grupos ou por paróquias, os peregrinos são acolhidos no início de cada missa, mas é possível o agendamento de uma missa específica (com ao menos uma semana de antecedência na secretaria paroquial). Entre os grupos que já têm peregrinações agendadas estão o Mo­vimento da Mãe Peregrina da Região Ipiranga; as pastorais da Criança, da Catequese e da Saúde em âmbito regio­nal; e os Colégios Católicos da Região Ipiranga, com a participação de Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade.

Os peregrinos contam com amplo su­porte da Pastoral da Acolhida e podem vi­sitar diferentes espaços, como a Capela de Bênçãos e a Capela dos Milagres.

O Santuário também tem um alar­gado horário para os que buscam o sa­cramento da Confissão: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. “Para auxiliar os fiéis, elaboramos um folder explicativo sobre o sacramento da Re­conciliação, ajudando-os a compreender melhor seu significado e a se prepararem espiritualmente”, informou o Departa­mento de Comunicação e Marketing do Santuário.

“Tenho observado um aumento da procura pelas Confissões, em todos os horários. Também estamos perceben­do um aumento das visualizações das Santas Missas que são transmitidas pela WebTV e Web Rádio São Judas Tadeu (de segunda a sexta-feira às 15h e 17h; sába­do, às 12h; e domingo, às 8h30 e 10h). As missas transmitidas são importantes para as pessoas que estão impossibili­tadas de vir ao Santuário, pois poderão ganhar indulgência plenária, estando em estado de Graça”, comentou o Padre Da­niel Aparecido.

ORAÇÃO

Também há diferentes momentos de oração. A récita do Santo Terço acontece às segundas, terças e quintas-feiras, das 18h às 19h; já a adoração ao Santíssimo, às quintas-feiras, das 8h às 16h, e na 1ª sexta­-feira do mês, às 14h (pelas vocações).

Os fiéis também podem participar do Grupo de Oração RCC, às segundas­-feiras, às 19h30, e das missas votivas: ao Sagrado Coração de Jesus (todas as reali­zadas na 1ª sexta-feira do mês); ao Ima­culado Coração de Maria (no 1º sábado do mês, às 7h, 9h e 12h); e a São Judas Tadeu (todo dia 28).

Durante a Quaresma, haverá uma programação especial com momentos de oração e reflexão, como a Via-Sacra e a Caminhada Penitencial, e maior apelo aos fiéis para que busquem o sacramento da Reconciliação e pratiquem a caridade.

ESTUDO DA FÉ

Neste Ano Jubilar, o estudo da fé, para fundamentar as razões da esperan­ça cristã, também poderá ser realizado por meio de cursos e formações.

Uma dessas ações é a Escola de Te­ologia para Leigos, destacando temas como as Sagradas Escrituras, Teologia Sistemática, Liturgia, História da Igreja e Sacramentos. Há também o Curso de Aprofundamento da Fé, que percorre toda a Bíblia – do Gênesis ao Apocalipse –, relacionando seus ensinamentos com a doutrina da Igreja.

Também estão programados eventos formativos, como o Congresso Teológi­co e a Semana Bíblica, com palestrantes convidados; e o Cultura Voc, que apre­senta as possibilidades do exercício das vocações na Igreja.

Além disso, já está sendo produzida uma série de vídeos explicativos sobre a bula Spes non confundit, que será dispo­nibilizada pelo YouTube do Santuário.

“Estamos produzindo peças de co­municação para o sistema de TV indoor, na WebTV Santuário São Judas Tadeu e nas redes sociais. A presença da logo­marca do Jubileu em vários pontos das duas igrejas é a primeira iniciativa. O próximo passo é, à medida que as pesso­as voltem das férias, estimular a acolhe­rem os peregrinos e dar condições para que os grupos que desejarem possam vivenciar a visita a uma das igrejas jubi­lares da Arquidiocese”, explicou o Pároco e Reitor.

‘SERÁ UM ANO FORTE DA GRAÇA DE DEUS’

Ao recordar a experiência do Jubileu de 25 anos do Santuário São Judas Ta­deu, em 2023, Padre Daniel Aparecido ressaltou que este é sempre um momen­to de forte transformação “pois as pesso­as conseguem melhorar a vida espiritual por meio do cuidado que é necessário para manter-se em estado de Graça e, as­sim, ganhar a indulgência plenária”.

“Este será um ano forte da Graça de Deus e de tomada de consciência da nos­sa peregrinação, no tempo, em prepa­ração para a vida eterna. Neste sentido, o tema da esperança é muito oportuno e essencial para conseguir viver o Ano Jubilar, pois sem a esperança, acabamos enfraquecendo a fé que é essencial para experimentar a caridade, que nos une ao projeto de Deus”, concluiu o Pároco e Reitor.

(Colaborou: Departamento de Comunicação e Marketing do Santuário São Judas Tadeu)

SANTUÁRIO SÃO JUDAS TADEU

Avenida Jabaquara, 2.682, Mirandópolis
www.saojudas.org.br
YouTube: SantuarioSaoJudasTadeu
Instagram e Facebook: @saojudastadeusp.
Secretaria paroquial: todos os dias, das 8h às 18h; telefone (11) 3504-5700;
Clique aqui para conhecer a página especial do Jubileu 2025

Deixe um comentário