Participante da ExpoCatólica 2024, a Paulus Editora promoveu na manhã do sábado, 6, uma palestra sobre “Liderança Participativa na Catequese”, realizada por Altierez dos Santos, consultor de catequese.
Ele é autor de livros sobre o tema e doutor em Ciências da Religião. Fundou a Rede Catequista em Missão (@catequistas.em.missao) e atua na preparação para catequistas e evangelizadores.
“Nossas paroquiais tem uma liderança para catequistas ainda em um sistema muito amador, e muito focado em fazer uma manutenção daquilo que já é feito. Seria importante repensar a coordenação com base profissionais, buscando algum auxílio da área da comunicação, do jornalismo e da administração de empresas. Nesse sentido, seria muito importante ajudar as coordenadoras atuais a buscar novas ferramentas de mentalidade, de trabalho, ferramentas para formar comunidades”, comentou Altierez, que também é editor de Catequese da Paulus Editora.
“Precisamos de uma mudança de chave, uma mudança de mentalidade. Por exemplo: quando se fala de formação para as coordenadoras de Catequese, há pessoas que se zangam com isso, pois entendem que o serviço para Deus não precisa de formação”, avaliou.
A palestra realizada por Altierez dos Santos na ExpoCatólica teve como foco capacitar os coordenadores e catequistas para a implementação de estratégias colaborativas no planejamento e execução das atividades catequéticas, promovendo o engajamento ativo da comunidade e o crescimento espiritual dos participantes.
Em entrevista ao O SÃO PAULO, Altierez enalteceu a existência da Escola Bíblico-Catequética São José de Anchieta da Arquidiocese. “Ela ajuda muito, desde que as pessoas entendam que isso é uma necessidade. Estudar é uma questão de testemunho”, enfatizou.
Altierez explicou que há uma grande circularidade de catequistas, pois, em média, 60% dos catequistas de hoje não o serão mais daqui a 2 anos. Também observou uma “inexistência de promoção vocacional da Catequese”; e lamentou que muitos dos catequistas mais antigos não estejam formando sucessores.
O especialista acredita que o ministério de Catequista, instituído pelo Papa Francisco em 2021, se trata de uma mudança paradigmática: “O ministério de Catequista levará as dioceses e as demais pessoas envolvidas com a Catequese a cuidar melhor das catequistas. Portanto, teremos uma mudança positiva a partir disso”.
Altierez dos Santos oferece um curso gratuito – com mentoria e certificação – sobre o Catecismo da Igreja Católica. Para saber mais acesse no Instagram @catequista.em.missao.