Afirmou o Cardeal Scherer, na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Na manhã deste domingo, 17, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu a missa da Solenidade da Assunção da Virgem Maria, padroeira da Catedral da Sé. A celebração reuniu fiéis que se dirigiram à Igreja-Mãe da Arquidiocese para honrar a memória da Mãe de Jesus elevada ao céu em corpo e alma.
Na homilia, o Arcebispo destacou a fé de Maria, lembrando as palavras de Isabel no Evangelho: “Bem-aventurada aquela que acreditou”. O Cardeal explicou que a solenidade recorda a verdade de fé proclamada pelo Papa Pio XII, em 1950, mas já vivida e celebrada pela Igreja desde os primeiros séculos. “Não era possível pensar que Maria, após a sua morte, voltasse ao pó da terra. Era justo, era digno que ela fosse elevada à glória do céu junto com seu Filho ressuscitado”, afirmou.

Glória eterna
Dom Odilo ressaltou que a Assunção de Maria é sinal de esperança para todos os cristãos, pois antecipa aquilo que está prometido à humanidade: a ressurreição da carne e a participação plena na vida eterna. “Maria elevada ao céu é, portanto, como diz a Igreja, sinal de segura esperança para nós, promessa que se realizará também para nós, como diz São Paulo, no dia que Deus assim dispuser”, disse.
Comentando o trecho do Apocalipse proclamado na liturgia, o Purpurado recordou a luta entre o dragão e a mulher, símbolo da humanidade e da Igreja. Segundo ele, “o dragão representa a força do mal, que é contra a glória de Deus, mas não terá a vitória final”.

O Cardeal também chamou a atenção para a divulgação de uma recente pesquisa sobre a crença na vida após a morte, segundo a qual menos de 60% dos brasileiros afirmam ter convicção de que existe vida além da morte. “Nós temos aqui uma joia preciosa do anúncio do Evangelho que não está sendo devidamente valorizada, mesmo pelos cristãos”, observou. Para ele, a Assunção de Maria reafirma a esperança na vida eterna como graça e dom de Deus.
Concluindo a homilia, Dom Odilo encorajou os fiéis a viverem alimentados pela Palavra de Deus e pelos sacramentos, mantendo firme a esperança cristã: “Que Maria elevada ao céu ajude a todos nós a reencontrar e fortalecer a nossa esperança, nosso anseio e desejo da participação na vida plena, graças à redenção realizada por Jesus Cristo”.