Inscrições continuam até 31 de julho no portal da Arquidiocese de São Paulo. Conheça a história de premiados em anos anteriores
Diácono Luiz Carlos de Laet e Vanderlei Ferrais de Araújo foram os dois últimos premiados da categoria “Inovação na metodologia pastoral” da Medalha São Paulo Apóstolo, instituída em 2015, no contexto das comemorações dos 270 anos de criação da Diocese de São Paulo.
O prêmio de reconhecimento tem como objetivos valorizar, estimular e dinamizar a vida eclesial e pastoral na Arquidiocese de São Paulo.
Neste ano, as indicações de nomes podem ser feitas até 31 de julho no portal da Arquidiocese de São Paulo, onde também estão todas as informações sobre as categorias e os critérios para a inscrição.
Diácono Luiz Carlos de Laet
Foi com o então Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Benedito Beni dos Santos, que a Arquidiocese de São Paulo iniciou, em 2005, um trabalho pastoral no ambiente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).
Desde então, a presença ministerial do Diácono Luiz Carlos de Laet, com o apoio das associações de trabalhadores do local, tem garantido a realização de atendimentos religiosos e celebrações em datas festivas, por meio da Comunidade Ambiental Santa Luzia, dentro das dependências do CEAGESP, na Vila Leopoldina, na zona Oeste da Cidade.
Vanderlei Ferrais de Araújo
Casado, pai de um filho, ele é membro da Comunidade Instrumento de Deus, na Região Episcopal Santana, que tem como missão “Ser voz de Deus no deserto das vidas”.
Ao apresentar os propósitos da missão a Dom Sergio de Deus Borges, então Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, atualmente Bispo de Foz do Iguaçu (PR), o jovem amadureceu a ideia de fazer algo em atenção aos adolescentes e jovens internos da Fundação Casa. O passo seguinte foi o de formar uma equipe de iniciação cristã para atuar na Fundação Casa. O método de ação de integrar a necessidade de apoio socioeconômico-educativo à luz da vivência da fé e do encontro pessoal com Jesus teve sua excelência reconhecida pela Fundação Casa e hoje essa ação pastoral acontece em diferentes unidades.
Você conhece alguém sacerdote que inovou na metodologia de ação pastoral e que mereça ser premiado?
A inscrição também pode ser feita por meio eletrônico, enviando a ficha devidamente preenchida para o seguinte e-mail: medalhasaopaulo@arquisp.org.br, junto com os devidos formulários preenchidos.
Como nos anos anteriores, a Medalha São Paulo Apóstolo será concedida a sete categorias de pessoas e três categorias de instituições e entidades. Pessoas: Testemunho laical; Serviço sacerdotal; Ação caritativa e de promoção humana; Ação missionária; Inovação na metodologia pastoral; Educação cristã; Defesa e promoção da vida e da dignidade humanas. Instituições: Cultura; Comunicação; Serviço social.
Os nomes dos contemplados pela Medalha serão divulgados no dia 7 de agosto e a entrega do prêmio será em 26 de agosto