Na tarde do sábado, 25, centenas de fiéis das paróquias e comunidades da Região Belém se reuniram no Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo, na Vila Zelina, para celebrar o Dia Nacional do Leigo e a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Na ocasião foram instituídos dezenas de novos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão para as paróquias e comunidades da Região.
A missa foi presidida por Dom Cícero Alves de França, tendo entre os concelebrantes o Cônego José Miguel Oliveira, Vigário-adjunto da Região, e o Padre Eduardo Aparecido de Araújo, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e Assessor Eclesiástico para os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão.
Na homilia, Dom Cícero, ao dirigir-se aos ministros, ressaltou que a Igreja é toda ministerial e é serviço. “Não é honra nossa, mas o serviço que prestamos, o fazemos para honra e glória de Deus”. Lembrou, ainda, que eles representam todos os leigos que trabalham nas comunidades e que testemunham sua fé.
“Obrigado por esta disponibilidade ativa. Porque na fé não pode existir disponibilidade passiva, não podemos desistir jamais! A nossa disponibilidade deve ser sempre ativa, pois ela vem da Eucaristia e da Palavra que escutamos”, exortou.
“Sejam homens e mulheres que se tornem Eucaristias vivas, para que cada pessoa, cada doente, cada irmão que vocês atenderem possa ver, em vocês, Jesus Cristo! Sejam a transparência de Deus. E sendo transparência Dele, nós transformaremos o mundo”, concluiu.
Ao falar sobre a Solenidade de Cristo Rei, o Bispo destacou que celebrá-la é, antes de tudo, perceber que a realeza de Jesus se encontra na capacidade, que se tem ou não, de viver a justiça e, consequentemente, a misericórdia.
“Na festa de hoje, somos convidados a fazer a nossa escolha: se queremos ser maus ou se queremos ser bons”, afirmou, recordando o discurso escatológico de Jesus, proclamado no Evangelho. O Prelado afirmou que “a realeza de Jesus, em nossa vida, consiste em vivermos a sua justiça”; e salientou que não se pode viver a prática do mal.
O Bispo Auxiliar exortou os fiéis a terem um orgulho santo de ser Igreja, e afirmou que esta não deve ser uma seita, e que, portanto, as paróquias e comunidades não podem se fechar em si mesmas. “Não caminhamos sozinhos. Juntos somos mais fortes. Temos um único objetivo nesta região episcopal: anunciar Jesus Cristo morto e ressuscitado. Somos Igreja”, expressou. (Por Fernando Arthur)
No dia 22, Dom Cícero Alves de França presidiu missa na Paróquia Santo André Apóstolo, no Jardim Santo André, concelebrada pelo Padre Claudinês Venâncio da Silva, Administrador Paroquial, por ocasião da novena do padroeiro. (por Pascom paroquial)
Na noite do domingo, 26, Dom Cícero Alves de França presidiu missa na Paróquia Cristo Rei, no Tatuapé, concelebrada pelo Padre Luiz Paulo de Souza, Vigário Paroquial, por ocasião da festa patronal. A celebração foi ocasião para que 40 jovens recebessem o sacramento da Confirmação. (por Fernando Arthur)
No sábado, 25, o Padre Rommanus Hami, SVD, presidiu missa na Área Pastoral Nossa Senhora das Flores, no Parque das Flores, durante a qual conferiu a investidura a quatro coroinhas e cinco cerimoniários. Na celebração, o Administrador Paroquial abençoou os jovens, que agora fazem parte da equipe de coroinhas e cerimoniários das comunidades que compõem a Área Pastoral. (por Rafaela Vitória)