
Sorrisos abertos, olhares acolhedores, corações em clima de oração: foi assim que os membros e amigos do Movimento da Transfiguração acolheram Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, no dia 20, em sua sede, na Vila Buarque, para a missa em ação de graças pelos 20 anos de existência desta associação privada de fiéis.
Juntamente com o casal César Augusto Nunes de Oliveira, 54, e Marjorie Maria Montenegro Nunes de Oliveira, 58, fundadores do Movimento, cerca de 150 pessoas, entre crianças, jovens e famílias, participaram da Eucaristia.

Concelebraram os Padres Francisco Alexandre Nunes de Oliveira, Capelão do Mosteiro do Encontro, em Mandirituba (PR), e irmão do César Augusto; Alessandro Enrico de Borbón, Assistente Eclesiástico do Movimento; José Ferreira Filho, Vigário Paroquial da Paróquia São Vito Mártir; e Victor Pereira Guimarães, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em São Bernardo Campo (SP), da Diocese de Santo André, cuja vocação sacerdotal foi despertada no Movimento.
“Aproveito este momento para estimular e encorajar a continuarem este caminho que, na verdade, é uma escola de vida cristã, tendo a Palavra de Deus no centro e Cristo como nosso mestre. Continuem a alcançar mais pessoas, pois isso é a base e a força da Igreja. Caminhemos juntos, como Igreja sinodal, e deixemos um testemunho público de fé”, afirmou o Cardeal Scherer no encerramento da celebração.

COMO TUDO COMEÇOU
César é de Natal (RN) e Marjorie, de Fortaleza (CE). Ambos moravam em Salvador (BA) quando se conheceram e ali permaneceram, mesmo depois do casamento, em 1998. Sempre tiveram grande amizade e proximidade com Dom Gregório Paixão, até então monge beneditino naquela cidade, e, hoje, Arcebispo de Fortaleza, que os acompanhava.
Em 2004, já em Fortaleza, César, em um momento de oração, percebeu que Deus lhe pedia algo, e, a partir de então, ele e Marjorie contaram com a ajuda de Dom Gregório para discernir se aquela motivação era divina ou apenas humana. Um ano depois, César e Marjorie decidiram fundar o Movimento da Transfiguração em 6 de agosto de 2005, durante uma missa na Capela da Paróquia Nossa Senhora da Glória. Desde então, Dom Gregório tem sido o Diretor Espiritual do Movimento, também para ajudar na tomada de decisões.

Chegaram à Arquidiocese de São Paulo em 2012 e foram acolhidos por Dom Odilo, que lhes concedeu autorização para iniciar os trabalhos de evangelização. A primeira iniciativa foi a escola de oração para jovens, no Mosteiro de São Bento, e hoje a atividade se estende também aos adultos e casais, com a proposta de alcançar toda a família.
CARISMA

O carisma do Movimento se fundamenta na Transfiguração de Jesus, na qual Ele revela sua identidade de Filho de Deus, a fim de que todos os seus membros, a partir do conhecimento de Nosso Senhor, aprendam a viver igualmente como filhos de Deus. Para tanto, utilizam-se da oração, por meio do método trato de amizade, de Santa Tereza d’Ávila; da lectio divina, leitura orante da Palavra, e da liturgia, por meio da Liturgia das Horas e da oração com os ícones.
O Movimento dispõe de grupos de lectio divina comunitária, com estudos oracionais da Palavra, e as escolas de oração. Promove peregrinações a vários locais santos e está em diversas partes do Brasil e no exterior. Mais informações em www.movimentodatransfiguracao.com.br