Missa de abertura foi presidida pelo Padre Michelino Roberto, Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação
A ExpoCatólica 2024, principal feira de produtos e serviços para a Igreja no Brasil e na América Latina, começou nesta quinta-feira, 4, no Pro Magno – Centro de Eventos, na zona Norte da capital paulista.
Antes de abertura do evento, houve uma missa com a participação dos expositores, presidida pelo Padre Michelino Roberto, Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, tendo entre os concelebrantes o Padre Luiz Eduardo Pinheiro Baronto, Cura da Catedral Metropolitana de São Paulo.
Na homilia, Padre Michelino ressaltou a unidade da Igreja presente na ExpoCatólica. “Todos nós que estamos aqui – muitos vieram de muitos lugares, de outros estados do Brasil – temos um propósito. Nós que somos cristãos e amamos a Deus, e buscamos a santidade de vida, temos sempre como motivação principal do nosso trabalho uma razão transcendental”, afirmou.
AMPLOS CAMPOS DE EVANGELIZAÇÃO
O Sacerdote exortou os expositores à evangelizarem as pessoas que participam da ExpoCatólica, e que a principal motivação do evento é a evangelização.
“Mas o que estamos fazendo aqui? Nós estamos aqui para evangelizar. Evangelizamos por meio das artes, do turismo religioso, proporcionando retiros, a possibilidade das pessoas conhecerem os lugares mais santos da nossa terra, os locais marianos, em Jerusalém, nos quais Nosso Senhor Jesus Cristo pisou e desenvolveu a sua missão. Queremos evangelizar por meio da beleza, porque a beleza é um dos transcendentais que nos leva até a Deus. Então quando nós entramos em uma igreja limpa, bonita, artisticamente bem decorada, no qual o sacerdote celebra com paramentos que não precisam ser luxuosos, mas dignos, piedosos, automaticamente nós estamos convidando a todos a levantar a alma e o coração a Deus.” ressaltou.
Ainda, na homilia, Padre Michelino, comentando sobre o Evangelho, salientou que Jesus, vendo a fé dos amigos que trouxeram o homem paralítico, o curou: “Jesus disse a eles: ‘coragem, filhos, teus pecados estão perdoados’”, ressaltou.
“Nosso Senhor Jesus Cristo sabia que o que eles queriam que curasse o paralítico, devolvesse a vida social a ele, inclusive dignidade. Porém, Jesus Cristo, fazendo isso, revela a profunda natureza da sua missão. Ele não veio provocar uma grande revolução, Ele não veio libertar Israel do poder dos romanos na época. Ele não veio com objetivo meramente temporal. Nosso Senhor Jesus Cristo veio para erradicar do mundo e dos nossos corações a razão de todo o mal, e que se chama pecado, desobediência a Deus, arrogância humana, desejo do ser humano de uma, como vamos dizer, diremos isso culturalmente, de uma pretensão, a pretensão humana de uma liberdade absoluta em relação ao Criador, que é o pecado original que se repete em cada geração. E ao dizer a esse paralítico, coragem, filho, teus pecados estão perdoados, nosso Senhor Jesus Cristo revela, então, a natureza da sua verdadeira missão” afirmou.
ARQUIDIOCESE NA EXPOCATÓLICA
A ExpoCatólica prossegue até domingo, 7, com a presença de 240 expositores neste grande espaço de encontro de pessoas, instituições e empresas que têm em comum o empenho em impulsionar a evangelização, por meio da fé, da cultura e dos valores cristãos.
A Arquidiocese de São Paulo marca presença na ExpoCatólica no estande do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação, com programações ao vivo da rádio 9 de Julho e a redação do jornal O SÃO PAULO para notícias em tempo real no site www.osaopaulo.org.br.
O estande, localizado na Rua São Judas Tadeu, próxima à entrada principal da feira, também terá um espaço dedicado à Pastoral Vocacional da Arquidiocese e à Catedral da Sé, que completa 70 anos de fundação em 2024.
Na quinta-feira, sexta e sábado, a visitação pode ser feita das 10h às 19h. No domingo, das 10h às 17h. A entrada é gratuita, com inscrições feitas no local ou pelo site https://expocatolica.com.br.