Segundo dados da Câmara Brasileira de Livros, cerca de 16% da produção editorial em 2023 foi voltada a temas religiosos
De 6 a 15 de setembro, acontece a 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Realizado no Distrito Anhembi, em Santana, zona Norte da capital, este evento referencial no mercado editorial brasileiro também terá a participação de editoras católicas.
Segundo dados da Câmara Brasileira de Livros (CBL), em 2023 o setor editorial produziu 320 milhões de exemplares; destes, 16% voltados a temas religiosos. Já as vendas deste segmento cresceram 4,5% em comparação ao ano anterior.
“As edições católicas continuam a desempenhar um papel fundamental no mercado editorial brasileiro, especialmente no sub-setor de livros religiosos. Esse desempenho positivo reflete o interesse contínuo do público por obras de temática religiosa. No último ano, mais de 52 mil exemplares foram produzidos. Esse volume de produção contribui para a diversidade e enriquecimento cultural do País”, afirmou Sevani Matos, Presidente da CBL.
A presença na Bienal 2024 será para as editoras católicas uma oportunidade de apresentar obras voltadas à evangelização, como destacaram alguns de seus representantes ao O SÃO PAULO.
EXPANDIR A MENSAGEM DO EVANGELHO
Fundada pelos religiosos jesuítas há mais de 65 anos, as Edições Loyola estão preparando um espaço de encontro, diálogo e evangelização na Bienal, alinhado ao seu compromisso de oferecer conteúdos que contribuam para a formação cultural e espiritual dos leitores.
A editora tem em seu catálogo mais de 2 mil títulos, abrangendo as áreas da teologia, espiritualidade, filosofia, bioética, educação, sociologia, política, ecologia, psicologia, comunicação, literatura e história.
“Acreditamos que a participação em eventos como a Bienal é fundamental para fortalecer o diálogo entre a Igreja e a sociedade, além de promover a cultura e o conhecimento, contribuindo para a construção de um mundo mais justo e fraterno. O mercado editorial religioso está em franco crescimento e participar de um evento como a Bienal nos coloca lado a lado às grandes editoras do País, ampliando nosso alcance e visibilidade junto ao grande público”, afirmou Paulo Moregola, Diretor de Comunicação e Marketing das Edições Loyola. O estande da editora estará na Rua E, n°18.
Além disso, autores religiosos da editora farão parte da programação oficial do evento: “A Bienal é uma oportunidade única para levar a Palavra de Deus a um público amplo e diverso, promovendo o diálogo e a reflexão sobre temas importantes para a vida humana. Nosso objetivo é contribuir para que a fé seja um farol de esperança e luz para todos”, salientou Moregola.
COMUNICAR A BOA-NOVA
Há mais de 110 anos, o Beato Tiago Alberione, Apóstolo da Comunicação, fundou a Paulus Editora que, atualmente, possui mais de 3 mil títulos voltados às áreas da teologia, filosofia, comunicação social, catequese, psicologia, infanto-juvenil, entre outros.
Neste ano, a editora levará à Bienal Internacional do Livro um estande, localizado na Rua J, nº 26, inspirado nas histórias em quadrinhos com fatos bíblicos da vida de Jesus.
“Assim como em todas as nossas livrarias, entendemos o nosso estande como um espaço de apostolado da missão paulina. A evangelização se dá por meio de um conjunto de ações, que atrelado à riqueza das obras disponíveis, fará a diferença na experiência de cada pessoa que passar pela Bienal este ano, enfatizou o Padre Guilherme César da
Silva, SSP, Diretor da área de difusão da editora.
Autores da Paulus também participarão de atividades preparadas pelos organizadores da Bienal. Padre Guilherme afirma que a presença da editora no evento segue a inspiração deixada pelo Beato Tiago Alberione de falar de tudo “cristãmente” e pelos meios de que o mundo de hoje dispõe.
“A Igreja deve estar onde o povo está, por isso, como editora católica, a Paulus compreende esses grandes eventos como uma ferramenta de evangelização, de aproximação e de relacionamento com as pessoas. Com um público tão vasto como o da Bienal, podemos não apenas nos apresentar ao mercado editorial, mas mostrar que a Igreja se preocupa em dialogar com todas as pessoas e de diferentes maneiras”, reforçou Padre Guilherme.
EVANGELIZAR POR TODOS OS MEIOS
Também a Editora Ave-Maria, da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Missionários Claretianos) estará na Bienal do Livro de São Paulo. Atualmente, possui um catálogo com mais de mil títulos nas áreas de estudos bíblicos, catequese, espiritualidade, autoajuda, liturgia, teologia, mariologia, infantojuvenil e educacional.
“Por meio de nossas publicações, ofereceremos aos visitantes uma variedade de livros sobre temas religiosos, valores cristãos, formação humana e crescimento espiritual, com o objetivo de transmitir a mensagem de Jesus Cristo e fortalecer a fé”, explicou Áliston Henrique Monte, Gerente Editorial e Marketing da Editora Ave-Maria.
Neste ano, quem visitar o estande localizado na Rua G, nº 76, também poderá participar de sessões de autógrafos e lançamentos.
“Esses eventos são importantes para promover a missão das editoras católicas e fortalecer o diálogo cultural e espiritual na sociedade. A Editora Ave-Maria vê a participação em eventos de grande porte como a Bienal do Livro como uma resposta ao convite do Papa Francisco para uma ‘Igreja em saída’. Essa iniciativa também está alinhada com o ensinamento de Santo Antônio Maria Claret, fundador dos Missionários Claretianos, que orienta nossa editora a evangelizar por todos os meios possíveis, sempre atenta ao mais urgente, oportuno e eficaz”. completou Monte.
PAULINAS EDITORA TERÁ LANÇAMENTOS E EVENTOS
Presente no Brasil desde 1931, a Paulinas Editora vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para oito Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro, e com participação em feiras literárias internacionais.
Na 27ª Bienal Internacional terá o estande montado na Rua J74, com uma programação com lançamentos de livros e eventos com a presença dos autores e de convidados.
Dentre os destaques, estarão várias versões da Bíblia, oferecendo opções para todos os leitores; e o espaço “casa da avó”, um painel instagramável baseado no adorável livro “Bico de pano”, criado para oferecer momentos especiais e interativos para capturar e compartilhar.
“Em décadas de participação em Bienais do Livro, a Paulinas tem se dedicado a construir sonhos através dos livros e proporcionar experiências inesquecíveis para seus visitantes”, informa a editora.
660 mil visitantes
1.500 horas de programação
330 autores
Local: Distrito Anhembi
(Avenida Olavo Fontoura, 1209 – Portão 38 Santana).
Para mais detalhes: https://www.bienaldolivrosp.com.br