
No domingo, 30 de novembro, os membros da Família Paulina realizaram peregrinação jubilar à Catedral da Sé. Sacerdotes, religiosos e leigos das dez congregações e institutos fundados pelo Bem-aventurado Tiago Alberione percorreram o itinerário proposto para o Ano Santo e participaram da missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer.
Na homilia, o Arcebispo Metropolitano de São Paulo ressaltou que a peregrinação expressa o sentido profundo da vida cristã: “Somos todos peregrinos de esperança”. Inspirado no Salmo 121, recordou que este caminho é um convite alegre a “ir ao encontro do Senhor”, tendo como meta “a casa do Pai”. Enfatizou, ainda, que a esperança cristã é segura porque se apoia no amor de Deus, “uma esperança que não desilude”. No tempo do Advento, exortou os fiéis à vigilância, à conversão e a caminhar “como filhos da luz”, cultivando a expectativa da presença de Deus na história e na vida de cada pessoa.
CARISMA DA COMUNICAÇÃO

A Família Paulina é uma obra religiosa nascida do carisma do Bem-aventurado Alberione (1884-1971). Sua inspiração remonta à noite de 31 de dezembro de 1900, durante uma adoração ao Santíssimo Sacramento, quando o jovem seminarista sentiu-se chamado a servir a Igreja por meio dos novos meios de comunicação. A fundação oficial ocorreu em 20 de agosto de 1914, com a criação da Pia Sociedade de São Paulo (Paulinos).
A missão central da Família Paulina é viver e difundir o Evangelho de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, à luz de São Paulo Apóstolo, utilizando a comunicação social como instrumento de evangelização e testemunho cristão, “com os meios do nosso tempo para os homens do nosso tempo”.

Hoje, a Família Paulina reúne dez organizações religiosas e leigas, descritas como os ramos de uma mesma árvore, presentes em diversos países. Integram-na cinco congregações religiosas (Paulinos, Paulinas, Pias Discípulas do Divino Mestre, Irmãs Pastorinhas e Irmãs Apostolinas), quatro institutos seculares (Anunciatinas, Gabrielinos, Santa Família e Jesus Sacerdote) e a Associação dos Cooperadores Paulinos, que atuam de forma complementar no apostolado da comunicação.






