Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Na ExpoCatólica, ‘Mães que Oram pelos Filhos’ são chamadas a serem ‘missionárias da esperança’

8º Encontro Estadual do movimento reuniu mais de 2 mil pessoas para um dia de oração e formação, encerrado com missa presidida por Dom Cícero Alves de França

Luciney Martins/O SÃO PAULO

O último dia da ExpoCatólica, neste domingo, 6, recebeu o 8º Encontro Estadual do movimento “Mães que Oram pelos Filhos”. Mais de 2.mil mulheres de diversas dioceses do estado de São Paulo e regiões próximas se reuniram para um dia intenso de espiritualidade, partilha e fortalecimento de sua missão: a batalha espiritual pela salvação e restauração das famílias por meio da oração.

O evento, que aconteceu durante todo o dia, teve como objetivo capacitar as mães para a atividade apostólica, oferecendo um ambiente de acolhimento e fé. A programação contou com momentos de animação, a oração do Terço “Clamor de Mãe”, adoração ao Santíssimo Sacramento e diversas pregações.

Nomes como Ângela Abdo, fundadora do movimento no Brasil; Salette Ferreira; e os Padres Vinicius Soares, Lázaro Domingos, Donizete Heleno e Juarez de Castro conduziram palestras e reflexões sobre temas como o combate espiritual, a vida de oração e o cuidado com a “casa interior”.

O encontro foi concluído com a missa, presidida por Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém. Na homilia, ele dirigiu uma mensagem de encorajamento e aprofundamento da identidade do movimento, chamando todas as presentes de “missionárias da esperança”.

A ORAÇÃO DA MÃE É UM AFAGO

Inspirado nas leituras do dia, Dom Cícero afirmou que a missão de todo cristão é preparar os caminhos do Senhor. “Ser missionário é, antes de tudo, ser homem e mulher de oração. A missão é gestada na oração. Sem oração, não existe testemunho da fé”, ressaltou o Prelado.

Ele traçou um paralelo direto entre o cuidado de Deus e a vocação materna, dirigindo-se aos fiéis: “Vocês hoje ficaram o dia todo aqui refletindo, rezando e têm por missão rezar. Pois bem, a oração da mãe é, antes de tudo, um afago, um carinho, assim como Deus faz conosco. Se a mãe tem carinho e cuidado pelo seu filho, assim é Deus conosco”.

MISSIONÁRIAS DA ESPERANÇA

Dom Cícero também confortou as mães sobre a natureza, por vezes silenciosa e anônima, de sua missão. Recordando que os discípulos enviados por Jesus não deveriam se alegrar com os feitos extraordinários, mas sim porque seus nomes “estão inscritos no céu”, ele dirigiu-se diretamente às mães: “Talvez o filho nunca disse obrigado. Não precisamos que eles digam obrigado. Porque os vossos nomes estão escritos no céu. Todo o trabalho que fazemos não é para nós, é para Ele, é por Ele”.

O Bispo concluiu reforçando que a missão é discreta e silenciosa, assim como a ação de Deus. “Tenham consciência de que o trabalho da oração que vocês fazem já é a missão. E este trabalho e os vossos nomes estão escritos no céu. Sejamos, portanto, irmãos e irmãs, missionários e missionárias da esperança”.

Deixe um comentário