Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Na Festa da Exaltação da Santa Cruz, fiéis veneram o novo crucifixo da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

“Nós vos rogamos, Senhor, que os vossos fiéis, pela veneração deste sinal santo, obtenham os frutos de redenção que Cristo Jesus mereceu em sua morte. Preguem os seus pecados na Sua Cruz, dominem a soberba e superem sua fraqueza, pela força da mesma Cruz. Com ela, encontrem a consolação nas angústias, o refúgio seguro nos perigos e a incolumidade dos caminhos do mundo, até o dia em que Vós, ó Pai, os recebais na habitação celeste, por Cristo nosso Senhor, Amém!”. 

Assim rezou o Padre João Bechara Ventura, Vigário Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, Decanato São Tomé, na Região Sé, na manhã do domingo, 14, ao abençoar o novo crucifixo da Paróquia na missa solene da Festa da Exaltação da Santa Cruz. 

SINAL DE REDENÇÃO 

Na homilia, Padre João recordou a origem da Festa de Exaltação da Santa Cruz e o que ela significa a todos os cristãos, destacando que aqueles que permanecerem unidos à Cruz do Senhor serão salvos, e aqueles que dela se separarem perecerão no dilúvio do pecado, das paixões, dos erros e dos vícios diante das tentações do demônio. 

O Sacerdote lembrou ainda que a cruz, outrora considerada instrumento de tortura e morte, a partir de Jesus tornou-se sinal de redenção pelo sacrifício de Cristo. 

Ao mencionar que muitas pessoas consideram como uma “imagem forte” a representação do Cristo crucificado e, assim, preferem “uma imagem de Jesus sorridente e glorioso”, Padre João Bechara ponderou que o cristão deve aprender a também encontrar conforto na imagem do Crucificado, pois ela indica o amor de Cristo, uma vez que a crucifixão “foi simplesmente por amor, na certeza de que o Senhor vai transformar a lágrima em alegria, a injustiça em justificação, o sofrimento em glória e a morte em vida eterna”. 

PROCISSÃO 

Após a missa, os fiéis, a partir da Praça Portugal, onde está a matriz paroquial, saíram em procissão pelas ruas próximas do templo, no bairro de Pinheiros, com o andor com a Santa Cruz e a relíquia do Santo Lenho, conduzida pelo Padre João Bechara. Ao longo do trajeto; entoaram cânticos tradicionais como “Vitória, tu reinarás” e “Te amarei, Senhor”, animados pela Banda Sagrado Coração de Jesus. 

Na chegada da procissão, Padre João realizou a bênção com a relíquia do Santo Lenho, e a deixou exposta para veneração dos fiéis. 

UMA LONGA HISTÓRIA EVANGELIZADORA 

As origens da Paróquia remetem a uma capela que foi construída na primeira metade do século XX para abrigar a imagem de Bom Jesus dos Passos, vinda de Portugal, e que atualmente está colocada ao centro do presbitério. 

Antes da construção da capela, a imagem era levada de igreja em igreja, estando sob os cuidados da Irmandade do Bom Jesus dos Passos, cujo provedor era Ademar de Barros, que foi governador do Estado de São Paulo. Foi ele quem cedeu o terreno que pertencia à sua família para construir a capela, na qual foi feita toda a ornamentação com a Via-Sacra e há vitrais alusivos à Paixão de Cristo, além da relíquia do Santo Lenho. 

A Paróquia foi criada canonicamente em 8 de setembro de 1985, quando o Padre Vitor Bertoli, até então Capelão, tornou-se o primeiro Pároco, ali permanecendo até a sua morte, em setembro de 2023. 

DAR DE COMER A QUEM TEM FOME 

Uma das obras de misericórdia idealizadas pelo Padre Vitor foi o projeto “Rango do Bom Jesus”, no início um jantar oferecido de modo espontâneo aos guardadores de carros que moravam em uma favela e que atuavam na Rua Henrique Chaves, à época local de muitos restaurantes e casas noturnas. 

Ao longo dos anos, a ação se expandiu, sendo atendidas pela iniciativa de 200 a 300 pessoas. Como a demanda era maior do que a capacidade dos espaços da Paróquia, a ação foi recentemente transferida para uma casa na Rua Fradique Coutinho. 

“Graças a Deus, temos o grupo de voluntários que é composto daqueles que trabalham há anos na Paróquia e outros que estão chegando agora. E toda ajuda é bem-vinda”, ressaltou o Padre João Bechara. 

Os atendimentos do Projeto Rango são realizados na Casa Vitor Bertoli (Rua Fradique Coutinho, 956), de terça a quinta-feira, das 14h às 16h, e às sextas-feiras e sábados, das 16h às 19h. 

As missas na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos (Praça Portugal, 20) são celebradas às terças-feiras, quartas e sextas-feiras, às 7h; às quintas-feiras e sábados, às 7h e 18h; e aos domingos, às 10h e 12h. 

Deixe um comentário