Na noite do domingo, 6, o Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu missa na Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, Decanato São Lucas da Região Belém, por ocasião da festa da padroeira. Concelebraram o Cônego Tarcísio Marques Mesquita, Pároco; e os Padres Miguel Lisboa Aguiar, Vigário Paroquial, e Atanásio Enchioglio, Colaborador.
Antes da celebração, os fiéis realizaram uma procissão com a imagem de Nossa Senhora do Bom Parto pelas ruas do Tatuapé, conduzida pelo Cônego Tarcísio.
Na homilia, Dom Odilo recordou que o mês de outubro é tradicionalmente consagrado ao Rosário de Nossa Senhora e recomendou aos fiéis que façam a oração do Rosário “especialmente em família, em grupos, como escreveu São João Paulo II: ‘A oração do Rosário é a oração bíblica’”.
O Cardeal ressaltou que rezando o Rosário, os fiéis se inserem na Escola do Evangelho, na qual “Maria é nossa mestra, nossa catequista, nos ensina a acolher sempre de novo a Palavra de Deus, meditá-la e guardá-la no coração.”
O dia de oração e jejum pela paz, na segunda-feira, 7, conclamado pelo Papa Francisco, também foi recordado pelo Arcebispo, exortando os fiéis a participarem dessa iniciativa com toda a Igreja, e a rezarem em favor da paz no mundo.
Quanto à Festa de Nossa Senhora do Bom Parto, Dom Odilo recordou que esta devoção recorda a maternidade de Maria e a filiação adotiva. Ele ressaltou que por meio de Jesus, todos recebem a adoção filial de Deus, e lembrou o apóstolo Paulo que diz: “pelo Batismo, somos filhos de Deus”.
Dom Odilo ressaltou que Maria é merecedora de toda a oração e todo o reconhecimento, e que sua maternidade também acompanha os fiéis hoje. “Tenhamos Maria sempre como nossa Mãe, como nossa intercessora, como aquela que está junto de nós”.
Por fim, Dom Odilo pediu a intercessão de Nossa Senhora do Bom Parto pelas mulheres que estão grávidas e pelas mães.
Por Fernando Arthur
Colaboração especial para a Região Belém