Na Região Sé, devotos de Santa Teresinha lotam igrejas na peregrinação das relíquias da carmelita

Patricia Coppio e Frei Luis Miguel, O.Carm (COLABORACÃO ESPECIAL PARA A REGIÃO)

A visita das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face teve início na Região Sé na quinta-feira, 26 de setembro. Desde janeiro deste ano, o relicário com as relíquias da Santa carmelita francesa (fragmentos do seu fêmur e de ossos do pé direito) têm peregrinado por todo o Brasil. Nesta última etapa da peregrinação, elas chegaram à capital paulista após terem permanecido por alguns dias no Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha, em Cotia (SP).

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Conduzidas pelos frades Carmelitas da Basílica Nossa Senhora do Carmo, elas foram recebidas pelos fiéis e os frades Capuchinhos Descalços na Paróquia Imaculada Conceição, Decanato São Tomé. Logo depois, em procissão, sacerdotes, religiosos consagrados e leigos, conduziram o relicário até a Basílica Nossa Senhora do Carmo, na Bela Vista, Decanato São João Evangelista, onde a recepção foi com uma “chuva de pétalas de rosas”, antes da missa presidida por Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, tendo entre os concelebrantes o Frei Thiago Borges Isidoro, O.Carm, Pároco.

Na homilia, Dom Rogério exortou os fiéis a seguir o exemplo de Santa Teresinha, que desapegou-se das coisas efêmeras e focou no essencial: o seguimento a Cristo. O Bispo destacou que, como a Santa, todos devem valorizar o ordinário da vida, pois é na simplicidade do dia a dia que muitas vezesse encontra extraordinário de Deus.

As relíquias permaneceram na Basílica do Carmo até o domingo, dia 29 de setembro, e os fiéis que lá estiveram além de venerá-las puderam participar das catequeses oferecidas pela família carmelitana, das missas, vigília com a juventude e houve o atendimento de Confissões.

EM HIGIENÓPOLIS

Na memória litúrgica de Santa Teresinha do Menino Jesus, na terça-feira, dia 1º, sete missas acontecem na Paróquia Santa Teresinha, Decanato São Tiago de Alfeu, nos seguintes horários: 7h, 9h, 10h30, 12h, 15h30, 18h e 19h30. Durante todo o dia, os fiéis também poden venerar as relíquias da carmelita francesa que estão em peregrinação pelo Brasil pela quarta vez na história. As anteriores foram em 1997, 1998 e 2022. Neste ano, a peregrina­ção se insere no contexto de dois jubileus: os 150 anos do nascimento da Santa, comemorados em janeiro de 2023, e os 100 anos de sua canonização, que serão celebrados em 2025. A Paróquia se localiza na Rua Maranhão, 617, no bairro de Higienópolis.

LEIA TAMBÉM

Peregrinação das relíquias de Santa Teresinha ao Brasil entra na etapa final

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários