
A agenda cultural paulistana deste fim de semana, dias 6 e 7 de dezembro, tem intensa programação.
A celebração da cultura negra e do samba é o grande destaque. No sábado, o Centro Cultural Vila Itororó recebe o festival Saudosa Maloca, que celebra dois grupos de samba consagrados: Velha Guarda da Vai Vai e Comunidade Samba de Vela. A quinta edição do festival traz, também, a anfitriã, Roda da Saudosa, que recebe a cantora e compositora Verônica Ferriani e Jônatas Petróleo como convidados especiais. Durante os intervalos a DJ Carol Selecta discoteca.
Em diversos Bosques de Leitura, a roda de Samba no Ponto, protagonizada por mulheres (Denise Santo), transforma a força feminina em celebração e resistência, com edições no sábado (Parque do Carmo) e domingo (Parque do Trote). A festa do samba se completa com o Grupo Pegada de Gorila em rodas na Zona Oeste e Leste.
Para além do samba, dando voz à periferia, o espetáculo poético-musical Somos, com Irmão Black, celebra a força das palavras e a ancestralidade, com sessões no Ponto de Leitura Chácara do Jockey (sábado) e Bosque de Leitura Parque Anhanguera (domingo). O Teatro Paulo Eiró recebe a fusão de ritmos e acrobacias em Science – Do Mangue ao Picadeiro (Circo), uma vibrante homenagem a Chico Science.
Já o Teatro Arthur Azevedo apresenta no domingo a peça Belmira, que traz reflexões sobre educação e memória embaladas por canções de Dona Onete. Para a juventude da Zona Sul, o coletivo NoizFirma leva a força da cultura Hip Hop e Trap para a Casa de Cultura Tremembé, com DJ set e shows ao vivo no sábado.
O fim de semana também oferece lazer para toda a família: no sábado, o Teatro Alfredo Mesquita apresenta a aventura infantil Fabulinhando. Já no domingo, o espírito natalino começa a tomar conta dos Bosques de Leitura com a apresentação de Contos de Natal no Ponto de Leitura Parque Vila do Rodeio.
Natal Iluminado
O espírito natalino já tomou conta das ruas de São Paulo, e a principal novidade deste ano é a linha Natal Iluminado, que funcionará todas as noites, das 18h às 23h30, até 6 de janeiro de 2026. A linha sairá do Terminal Parque D. Pedro II e passará por pontos icônicos da cidade que estarão iluminados, como o Theatro Municipal, a Praça da República, a Praça da Sé, e o principal destino, a Avenida Paulista. Os ônibus são elétricos, decorados com temas natalinos e a linha é tarifada normalmente em R$ 5,00, sendo gratuita aos domingos.
Além da linha regular, há também a operação especial com passeios gratuitos de ônibus temáticos. A frota, composta por 150 veículos, levará os passageiros diretamente ao cenário de luzes e magia montado na Av. Paulista, com embarques gratuitos das 18h às 20h e retorno garantido até as 22h. Para facilitar o acesso, as partidas ocorrerão a partir de três pontos estratégicos: Metrô Vila Matilde, Shopping Interlagos e Metrô Parada Inglesa. A operação ocorrerá em todos os finais de semana de dezembro.
Confira a Programação Cultural
Samba e Cultura Negra
Sábado, 06
Saudosa Maloca
Onde: Centro Cultural Vila Itororó – Rua Maestro Cardim, n° 60 – Bela Vista, às 14h.
Classificação: Livre.
Samba no Ponto (Denise Santo)
Onde: Bosque de Leitura Parque do Carmo (Zona Leste), às 14h.
Classificação: Livre – Adultos.
Samba e mania da Gente (Pegada de Gorila)
Onde: Bosque de Leitura Parque Raposo Tavares (Zona Oeste), às 14h.
Classificação: Livre – Adultos.
Juntos dá Samba/Anselmo de Oliveira
Onde: Casa de Cultura São Mateus, às 14h.
Classificação: Livre.
Somos (Irmão Black)
Onde: Ponto de Leitura Chácara do Jockey (Zona Oeste), às 14h.
Classificação: Livre – Jovens.
Domingo, 07
Samba no Ponto (Denise Santo)
Onde: Bosque de Leitura Parque do Trote (Zona Norte), às 11h.
Classificação: Livre – Adultos.
Samba e mania da Gente (Pegada de Gorila)
Onde: Ponto de Leitura Parque Piqueri (Zona Leste), às 11h.
Classificação: Livre – Adultos.
Somos (Irmão Black)
Onde: Bosque de Leitura Parque Anhanguera (Zona Norte), às 14h.
Classificação: Livre – Jovens
Teatro, Circo e Música
Sábado, 06
Fabulinhando (Teatro Infantil)
Onde: Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, às 16h.
Ingresso: Grátis (retirada 1h antes).
Classificação: Livre.
NoizFirma (Música/Trap/Hip Hop)
Onde: Casa de Cultura Tremembé, às 16h.
Classificação: Livre.
Science – Do Mangue ao Picadeiro (Circo)
Onde: Teatro Paulo Eiró – Avenida Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, às 21h.
Ingresso: Grátis (retirada 1h antes).
Classificação: Livre.
Domingo, 07
Belmira (Teatro)
Onde: Teatro Arthur Azevedo – Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca, às 18h.
Ingresso: Grátis (retirada 1h antes).
Classificação: Livre.
Contos de Natal
Onde: Ponto de Leitura Parque Vila do Rodeio – Rua Igarapé da Bela Aurora, s/n – Cidade Tiradentes, às 11h.
Classificação: Livre – Crianças.
NATAL ILUMINADO – Av. Paulista
Vão Livre do MASP
6 de dezembro
12h – Coral Africano
17h – Fabiana Cozza
7 de dezembro
12h – Coral Patois
8 de dezembro
18h – Mackenzie e seus Corais da Terceira Idade e da Universidade Aberta do Tempo Útil (UATU)
9 de dezembro
18h – Orquestra Brasileira de Música Jamaicana
10 de dezembro
18h – Coral Belém
Fonte: SECOM/ Prefeitura de São Paulo






