Os fiéis da Paróquia São João Batista, no bairro do Brás, na Região Belém, se reuniram para celebrar a memória litúrgica da natividade do padroeiro, no sábado, 24.
A festa patronal contou com a presença de centenas de fiéis, que compareceram às cinco missas celebradas ao longo do dia, a última delas presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, e concelebrada pelo Padre Valdeir dos Santos Goulart, Administrador Paroquial.
Dom Odilo, na homilia, ressaltou que diferentemente dos outros santos, a Igreja celebra tanto a natividade quanto o martírio de São João Batista (em 29 de agosto).
“Somente comemoramos o aniversário de nascimento para este mundo de São João Batista e da Virgem Maria, porque as suas vidas e suas histórias foram marcadas muito especialmente por Deus, e eles desempenharam um papel fundamental e importante na vida de Jesus e na história da nossa salvação”, afirmou o Arcebispo.
Ao falar sobre o Evangelho que descreve o nascimento do Santo, Dom Odilo afirmou que foi motivo de muita alegria para Zacarias e Isabel, pais de João Batista, e recordou o ‘Cântico de Zacarias’, entoado pelo pai em louvor a Deus pelo nascimento de seu filho.
GRANDE PROFETA
O Purpurado ressaltou que João Batista prega o batismo de conversão e anuncia os caminhos de Deus, e prepara o povo para receber Jesus.
“São João Batista nos chama para o encontro com Deus, nos chama para endireitar os nossos caminhos, se eles não estão direitos”, destacou, afirmando que todos precisam fazer o processo de conversão, diariamente. Dom Odilo salientou, ainda, que São João Batista também foi um homem humilde, e que não teve ganância, poder e vaidade, exortando os fiéis a fazerem o mesmo.
O Arcebispo definiu São João Batista como homem corajoso e que testemunhou a verdade. “João, grande profeta, dá a vida pela verdade”, recordando o seu martírio. Além disso, exortou os fiéis a invocarem a proteção de São João Batista nas situações de tentação e fraqueza.