Na quinta-feira, 13, cerca de 80 secretários paroquiais da Região Belém participaram de um encontro de espiritualidade na Paróquia São Pio X e Santa Luzia, na Água Rasa.
O encontro, que acontece anualmente, contou com momentos de partilha e dinâmicas, conduzidos por Geiza Bizon, secretária episcopal; Giane Falavigna, secretária de pastoral; e Mônica Chagas, psicóloga.
Em seguida, Dom Cícero Alves de França conversou com os colaboradores das secretarias paroquiais. O Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém destacou que o secretário paroquial deve ser um agente pastoral, e que precisa estar preparado, não só profissionalmente, mas também psicoespiritualmente.
O Prelado destacou que a capacidade da escuta deve ser um dos valores de um secretário paroquial. “Na secretaria, o que se presta é um serviço eclesial e pastoral”, afirmou, lembrando que a pessoa do secretário deve ter um nível alto de espiritualidade e escuta ativa.
O encontro foi concluído com a missa presidida por Dom Cícero, e concelebrada pelos Cônegos José Miguel, Vigário Episcopal da Região Belém; e Marcelo Monge, Ecônomo regional; e pelos Padres Reginaldo Donatoni, Pároco da Paróquia São Pio X e Santa Luzia, e Everton Augusto de Souza, Pároco da Paróquia Imaculado Coração.
Por Larissa Bernardo
Colaboração especial para a Região Episcopal Belém