
Por oito meses, os candidatos a ministros extraordinários da Sagrada Comunhão (MESCs) das paróquias pertencentes à Região Ipiranga compareceram aos momentos formativos realizados no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp), conduzidos por professores da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e por padres especialistas nas áreas bíblica e sacramental.
Após este percurso educativo, no domingo, 9, os mais de 450 aspirantes ao apostolado da Sagrada Comunhão receberam a investidura como MESCs, em missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Ipiranga, Decanato São Marcos.

Na homilia, o Arcebispo Metropolitano, referindo-se à festa litúrgica da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, deu destaque à Igreja como templo de Deus vivo. “O templo de Deus no meio do mundo é Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem; e nós somos as pedras vivas, a construção de Deus alicerçada na fé em Jesus Cristo, como diz São Paulo”.
Ao abordar o ministério extraordinário da Sagrada Comunhão, Dom Odilo refletiu sobre a beleza e a importância deste serviço à Igreja. “Servir ao Corpo de Cristo na Eucaristia, servir ao Corpo de Cristo nos irmãos, pela caridade. O ministro não serve apenas o altar. É função dele servir o Corpo de Cristo aos irmãos, visitando os mais frágeis e necessitados, os pobres, enfermos e idosos”.
“Sejamos templos dignos de Deus, pela ação do Espírito Santo, e sinal da presença de Cristo aos irmãos”, disse Dom Odilo na conclusão da homilia, após a qual foi realizado o rito da investidura, conduzido pelo Arcebispo, com a renovação das promessas do Batismo e a bênção das vestes (jalecos, túnicas, blazers) dos MESCs.

Entre os concelebrantes da missa estiveram os Padres Jorge Bernardes, Vigário Episcopal e Geral para a Região Ipiranga, que acolheu aos participantes e apresentou a Dom Odilo os candidatos; Zacarias José de Carvalho Paiva, Pároco e Reitor do referido Santuário; José Maria Mohomed Júnior, Coordenador de Pastoral regional; e Anderson Pereira Bispo, Assistente Eclesiástico regional dos MESCs. A celebração foi assistida pelos Diáconos Feliciano Bonitatibus Neto e Anivaldo Blasques, Coordenador dos MESCs na Região Ipiranga.
Por Karen Eufrosino/Colaboração especial para a Região






