No VIII Dia Mundial dos Pobres, ação solidária acontece no Jardim Santa Bárbara

POR FERNANDO ARTHUR E LORENNA PIROLLO
Colaboração especial para a Região Episcopal Belém

Redenção

No domingo, 17, centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade participaram da ação social do VIII Dia Mundial dos Pobres, na Comunidade São José Operário, pertencente à Paróquia Jesus Ressuscitado, no Jardim Santa Bárbara. A iniciativa foi promovida pela Região Belém, juntamente com os Missionários da Redenção, a Paróquia Jesus Ressuscitado e a Associação Amparo Maternal, com o apoio da Subprefeitura de São Mateus e da AutoEscola Benevides. 

A ação iniciou às 8h com a missa presidida pelo Padre Abdón Santana, OSA, Pároco, que, em sua homilia, recordou que “todos somos pobres, seja uma pobreza espiritual ou material, e que existem alguns muito mais necessitados e que precisam de nossa atenção”. 

Durante o dia, mais de 600 pessoas passaram pelo local, e, além de contar com um ambiente de acolhimento e fé, puderam ser atendidas com mantimentos, assistência jurídica e social, cabeleireiros, trancistas, recreação e partilha de alimentos. 

Partilhando a Palavra de Deus com as crianças, o Diácono Nilson Amâncio recordou-lhes que “é muito bom ter Jesus no coração e andar junto Dele”.

QUEM TEM DEUS, TEM TUDO

A ação foi finalizada com a visita de Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, que dirigiu algumas palavras aos fiéis, recordando que a Igreja está com os pobres. 

“A Igreja está com vocês, a Igreja está próxima de vocês, sobretudo no meio da nossa oração e dos gestos que a gente pode fazer. Nós queremos muito que Deus abençoe a vida de vocês, as famílias de vocês, que Deus as proteja, porque uma vida sem Deus é vida fadada à falência. A vida tem sofrimentos, tem dores, mas vencer o sofrimento, vencer as dores, a gente só consegue junto com Deus”, afirmou. 

Dom Cícero exortou os presentes a terem Deus como amigo e a vê-lo como a maior riqueza que alguém pode ter. Por fim, o Prelado exclamou: “Quem tem Deus, tem tudo. Quem não tem Deus, fica de mãos vazias!”.

O Prelado ainda ajudou na entrega dos vales-gás, das cestas básicas e do leite para as famílias.

GRATIDÃO

Para Lorenna Pirollo, Diretora da Associação Amparo Maternal, e membro dos Missionários da Redenção, o sentimento que fica da ação social é gratidão. “Vimos as meninas que são acolhidas na Associação Amparo Maternal servindo na ação como trancistas, e isso nos lembrou que sempre temos algo para dar, ou seja, esta é a proposta desta jornada”.

A iniciativa contou com 85 voluntários dos Missionários da Redenção, da Associação Amparo Maternal e também de diversas pastorais da Região Belém, além de centenas de doadores e apoiadores.

“Aprendemos com o Papa Francisco o cuidado com os mais necessitados e, à luz de Santa Teresa de Calcutá, permanecemos atentos nesta jornada pois temos que ir à procura das pessoas, pois podem ter fome de pão ou de amizade”, afirmou Lorenna.

No âmbito das ações do VIII Dia Mundial dos Pobres, Dom Cícero Alves de França visitou a Paróquia São Mateus Apóstolo. Ao longo do domingo, 17, as pessoas em situação de vul­nerabilidade receberam almoço, corte de cabelo, serviços de manicure, doações de roupas, e para as crianças, pintura de rosto e brincadeiras. O Prelado também pôde passar um tempo com as crianças órfãs atendidas pela Paróquia. (por Diácono Gilmar Freire Rodrigues)

Por ocasião do VIII Dia Mundial dos Pobres, na tarde do domingo, 17, Dom Cícero Alves de França presidiu missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, da Paróquia Nossa Se­nhora das Graças, no Jardim Elba, encerrando as ações ocorridas na comunidade. Du­rante todo o dia, dezenas de religiosos consagrados e membros de pastorais e movimen­tos visitaram os moradores das favelas do bairro e puderam tanto partilhar a Palavra de Deus e as novas perspectivas para a Pastoral da Moradia quanto entender as realidades daqueles que ali moram. Concelebraram os Padres Antônio Ferreira Naves, SAC, e José Al­ves de Souza, SAC, ambos da Paróquia Nossa Senhora das Graças. (por Fernando Arthur)

Como parte das ações do VIII Dia Mundial dos Pobres, dezenas de voluntários da Paró­quia Santa Adélia, Decanato São Timóteo, se reuniram na noite da sexta-feira, 15, para distribuir marmitas às pessoas em situação de vulnerabilidade no entorno da Paróquia.  (por Padre Jônatas Mariotto)

No sábado, 16, a Caritas Arquidiocesana de São Paulo, por meio do Núcleo Regional Belém, realizou, por ocasião do VIII Dia Mundial dos Pobres, um café da manhã na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, a irmãos e irmãs em situação de vulnerabilidade social e econômica atendidos pela Pastoral da Assistência Social. “Foi um momento muito bonito, em que pudemos lançar um olhar amoroso àqueles que mais necessitam de nosso apoio”, conta a coordenadora do NR Belém, Adriana Omena.

Também, no sábado, 16, por ocasião do VIII Dia Mundial dos Pobres, a Paróquia Santa Teresa de Calcutá, a CASP-NR Belém levou o projeto Lixo Zero, inspirado na encíclica Laudato si’ do Papa Francisco, com apoio da Cooperativa Chico Mendes, Pastoral da Ecologia e das biólogas Luciana Acuña e Simone Bacic, embaixadoras do Instituto Lixo Zero. Houve a participação de mais de 150 pessoas, todas atendidas com o apoio de mais de 50 voluntários. Os irmãos e irmãs presentes puderam aprender sobre a importância da reciclagem, consumo consciente, além de participarem de oficinas lúdicas, brincadeiras, sorteios, entre outras atividades.

Deixe um comentário