Nomeados os coordenadores das comissões arquidiocesanas de animação pastoral

O Cardeal Odilo Pedro Scherer no­meou, no dia 2, os coordenadores das três comissões de animação pastoral da Arquidiocese de São Paulo. O Cône­go Tarcísio Marques Mesquita, o Padre Ernandes Alves da Silva Júnior e o Cô­nego José Renato Ferreira coordenarão, respectivamente, as comissões para o Anúncio; Glorificação de Deus e San­tificação; e Testemunho e Serviço da Caridade.

Essas comissões fazem parte da re­organização pastoral da Arquidiocese, fruto do sínodo arquidiocesano de São Paulo (2017-2023), e são expressão dos três eixos fundamentais da ação evange­lizadora da Igreja.

São competências dessas comissões acompanhar e articular as pastorais, mo­vimentos e serviços ligados a elas, par­tilhando os projetos e ações realizadas, orientando, avaliando e desenvolvendo atividades em comum, contribuindo para implementar o Plano de Pastoral da Arquidiocese.

A Comissão do Anúncio envolve todas as atividades missionárias, querig­máticas, catequéticas e formativas rela­cionadas com o anúncio de Jesus Cristo como Caminho, Verdade e Vida. Desta­cam-se, especialmente, a animação mis­sionária, pregação, catequese, formação bíblica e cristã, aprofundamento da fé, ecumenismo, entre outros.

A Comissão da Glorificação e Santi­ficação tem como foco a Liturgia e a es­piritualidade em todas as ações da Igreja, bem como a vida orante e a prática das virtudes cristãs. A preparação para os sa­cramentos e a sua celebração ocupam um lugar de destaque na vida pastoral e ecle­sial, pois são sinais privilegiados da ação e da graça santificadora de Deus. Desta­cam-se, sobretudo, a Pastoral da Liturgia e dos Sacramentos, a piedade popular, a oração e a prática das virtudes evangélicas.

A Comissão do Testemunho agrupa todas as pastorais envolvidas no serviço da caridade, solidariedade, misericórdia e esperança, visando a desenvolver e estru­turar ações organizadas, com a preocupa­ção de apascentar e cuidar do rebanho do Senhor, respondendo, assim, aos apelos do tempo presente à luz da práxis de Jesus Cristo, o Bom Pastor. Destacam-se, sobre­tudo, as muitas organizações e serviços do laicato, da juventude, do mundo do traba­lho, da cultura e da ação social, da família, dos serviços à justiça e à paz, das obras de misericórdia, da caridade social e dos cui­dados do ambiente, entre outros.

Deixe um comentário