![](https://ik.imagekit.io/osaopaulo/wp-content/uploads/2020/08/image-52.jpg)
O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta terça-feira, 18, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.
Na homilia, Dom Odilo refletiu a partir do Evangelho do dia (Mt 19,23-30), no qual Jesus disse aos discípulos que “dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus”.
DESAPEGO
O Cardeal esclareceu que Jesus exorta ao desapego dos bens materiais e a busca pelos bens eternos, a verdadeira riqueza pela qual vale a pena empenhar a vida. “É preciso fazer uma escolha: a quem apegar o coração? O perigo das riquezas está justamente nisso, em fazer com que as pessoas se esqueçam de Deus”, afirmou, acrescentando que o cristão deve colocar a sua grande busca nos bens sobrenaturais.
“Nem Jesus, nem a Igreja são contra os ricos, mas contra o apego à riqueza, a trocar o verdadeiro tesouro por um tesouro fugaz. Os bens deste mundo não devem ser impedimento para alcançar os bens eternos”, salientou o Arcebispo.
“Não é em ganhar bens em si que está o mal, o risco está na troca de Deus por essas riquezas. Isso também pode acontecer com quem tem poucos bens e tem um coração apegado e avarento”, completou o Cardeal.
CEM VEZES MAIS
Diante das palavras de Jesus, Pedro se manifestou: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?”. O Senhor, então, respondeu que todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do seu nome, “receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna”.
Por fim, Dom Odilo exortou que os bens deste mundo sejam bem usados e administrados em vista dos bens eternos “Trabalhemos para o sustento digno da família e para ajudar os outros. Que tenhamos um coração sempre aberto e generoso para Deus e para o próximo”.