Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Padre Marcelo Maróstica comemora 30 anos de sacerdócio com missa em ação de graças

A Paróquia São José do Belém esteve em festa na noite de 30 de setembro, a fim de celebrar a missa em ação de graças pelo 30º aniversário de ordenação presbiteral de seu Pároco, Padre Marcelo Maróstica Quadro.

Centenas de fiéis, tanto da paróquia atual quanto de comunidades por onde o sacerdote já passou, lotaram a igreja para manifestar seu carinho e gratidão. Presidida pelo próprio jubilando, a missa foi concelebrada pelos Padres Yago Barbosa, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Região Lapa; Thiago Faccini Paro, Administrador Paroquial da Paróquia Imaculado Coração de Maria; Fabiano Alcides Pereira, Administrador Paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo; Gildásio Tanajura, CSS, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, e Valdeir dos Santos Goulart, Pároco da Paróquia São João Batista do Brás. 

Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Belém, proferiu a homilia. Também estiveram presentes os pais do Padre Marcelo, Lázaro e Deolinda Maróstica, e seus familiares.

‘Fui eu que vos escolhi’

A homilia de Dom Cícero foi uma profunda meditação sobre o mistério da vocação e a ação do Espírito Santo na vida do sacerdote. O Bispo iniciou sua fala saudando afetuosamente os pais do Padre Marcelo. “Obrigado pela entrega, pela doação do seu filho à Igreja.  A vocação nasce na família, é o primeiro lugar onde Deus chama e onde Deus escolhe”.

Refletindo sobre o Evangelho, o Prelado enfatizou que a iniciativa do chamado é sempre de Deus. “Não somos nós que o escolhemos, é Ele quem nos escolhe. (…) Deus nos pega muitas vezes de surpresa”, disse, convidando o jubilando a recordar o momento em que sentiu o primeiro chamado.

O Bispo Auxiliar destacou que a força do ministério não vem do homem, mas do Alto. “O Espírito do Senhor está sobre mim, Ele me ungiu. Padre Marcelo, hoje nós celebramos 30 anos de unção”, afirmou, relacionando a leitura do profeta Isaías com o ministério presbiteral. “A força do seu ministério está na pneumatologia, está no Espírito. É exatamente este Espírito que o prepara, que o consagra e que o fortalece”.

Dom Cícero também meditou sobre o rito da ordenação, no qual o candidato se levanta e responde “Presente”, significando sua total disponibilidade. “Levantar pede de nós força. Estar de pé é um convite que Jesus nos faz cotidianamente. Esta disponibilidade deve ser uma atitude física e espiritual daquele que está constantemente vigilante”.

Ao final, o Bispo reconheceu a dedicação do Padre Marcelo em suas diversas missões, como nos trabalhos na Cáritas e em prol dos refugiados, e fez um pedido à comunidade: “Cuidem do Padre Marcelo, porque ele cuida de vocês, ele traz Deus para perto de vocês”.

Exortou, por fim, o sacerdote a renovar diariamente sua escolha por Deus. “Padre Marcelo, ame sempre as pessoas em Deus, para poder levar todos à experiência do amor de Deus. Que o Espírito Santo continue a iluminá-lo, a consagrá-lo e a ungi-lo”, concluiu.

Ao final da celebração, as pastorais e movimentos da paróquia realizaram uma homenagem ao Padre Marcelo, e recordaram seu empenho em cuidar da comunidade. 

Por Fernando Arthur
Colaboração especial para a Região Episcopal Belém

Deixe um comentário