Logo do Jornal O São Paulo

Papa: ‘O bem do amado povo venezuelano deve prevalecer acima de qualquer outra consideração’

Na oração do Angelus, no domingo, 4, no Vaticano, Pontífice comentou os episódios recentes na Venezuela, cujo presidente, Nicolás Maduro, foi capturado e preso pelo governo norte-americano

Vatican Media

“Acompanho com grande preocupação os desdobramentos da situação na Venezuela”, afirmou o Papa Leão XIV, após a oração mariana do Angelus, no domingo, 4, no Vaticano.

Na madrugada do sábado, 3, forças armadas dos Estados Unidos invadiram o país latino-americano e capturaram o presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores. Os dois foram levados para Nova York, onde estão presos e serão julgados por crimes ligados ao narcoterrorismo, conforme acusa o governo de Donald Trump.

Em entrevista coletiva, Trump afirmou que controlará interinamente a Venezuela e administrará suas reservas petrolíferas. A ação norte-americana foi criticada por grande parte da comunidade internacional, bem como pelo governo venezuelano.

“O bem do amado povo venezuelano deve prevalecer acima de qualquer outra consideração e levar tanto à superação da violência quanto à adoção de caminhos de justiça e paz, garantindo a soberania do país, assegurando o Estado de direito estabelecido na Constituição, respeitando os direitos humanos e civis de cada um e de todos e trabalhando para construir juntos um futuro sereno de colaboração, estabilidade e concórdia, com especial atenção aos mais pobres, que sofrem devido à difícil situação econômica”, enfatizou o Papa Leão XIV.

Por fim, o Pontífice convidou todos a rezar, “confiando a nossa oração à intercessão de Nossa Senhora de Coromoto [padroeira da Venezuela] e dos Santos José Gregorio Hernández e Irmã Carmen Rendiles [venezuelanos canonizados em 2025]”.

MANIFESTAÇÃO DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL

Em mensagem publicada no fim da noite do sábado, 3, os bispos da Conferência Episcopal Venezuelana exortam a população a perseverar na oração pela unidade.

“Diante dos acontecimentos em nosso país, pedimos a Deus que conceda a todos os venezuelanos serenidade, sabedoria e força”, escreveram os bispos, manifestando, ainda, solidariedade aos que foram feridos e às famílias dos falecidos. Ainda não há um número preciso de mortos em razão da ação norte-americana, mas as agências internacionais sinalizam para cerca de 40 vítimas fatais do ataque.

Os bispos também exortam a população a “viver mais intensamente a esperança e a fervorosa oração pela paz em nossos corações e na sociedade”, e ressaltam: “Rejeitamos todas as formas de violência”. Incentivam, ainda, ao “encontro” e o “apoio recíproco” e fizeram votos de que “as decisões tomadas sejam sempre pelo bem-estar do nosso povo”.

(Com informações de Vatican va e Conferência Episcopal Venezuelana)

Deixe um comentário