Para bem curtir as férias em família 

Nestas semanas que ainda restam de férias escolares, há diversas opções de atividades culturais e recreativas em família na cidade de São Paulo, muitas delas gratuitas. 

É possível, por exemplo, reunir as diferentes gerações em piqueniques nos parques municipais – consulte a relação completa aqui – nos quais também há ambientes para a prática esportiva e a oportunidade de contato com a natureza. 

A seguir, O SÃO PAULO apresenta cinco dicas para passeios em família. Antes de curtir essas e outras atrações, porém, é válido recordar o que escreveu São Francisco de Sales – cuja memória litúrgica é celebrada em 24 de janeiro – no livro “Introdução à vida devota”, em 1608, com indicações para a santificação pessoal no cotidiano: “Sair para tomar um ar, passear, conversar sobre assuntos agradáveis e alegres, cantar ao som de um instrumento, ir à caça [praticar um esporte na linguagem atual] são recreações tão honestas que, para servir-se adequadamente delas, é imprescindível a habitual prudência que dá a todas as coisas a ordem, o lugar, o tempo e a medida certa”. 

Estação de Férias – Museu da Língua Portuguesa 

Jogos, apresentações artísticas e brincadeiras estão no roteiro da Estação de Férias no Museu da Língua Portuguesa, que prossegue até o dia 31 deste mês, de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, no Pátio B. 

As crianças e suas famílias podem acessar as instalações e participar de atividades como desenhar, bordar e musicar. Aos fins de semana, também acontecem apresentações musicais e teatrais. A atividade, realizada por pedagogos e artistas do Pé de Brincadeira, tem como tema “Entre festejos e brinquedos” e está relacionada à mostra temporária Vidas em Cordel. 

No dia 22, a partir das 11h30, na calçada do Museu, na brincadeira Palavras Cruzadas, o desafio será adivinhar nomes de estações de metrô e de trem da cidade de São Paulo que têm origem em línguas indígenas. O mesmo jogo vai integrar a atividade Na Ponta da Língua, no dia 31, das 12h às 13h, no saguão central da Estação da Luz. Já no dia 25, aniversário da cidade, um passeio, às 11h, irá destacar as presenças negras na formação da capital paulista. Toda a programação é gratuita. 

Local: Praça da Luz, s/nº, Luz 
Site: https://www.museudalinguaportuguesa.org.br 

Museu Catavento – Universo, Vida, Engenho e Sociedade

Se há um passeio que agrada a todas as idades por unir conhecimento e entretenimento é a visita ao Museu Catavento: locomotivas, aviões, fósseis, diferentes tipos de peixes e borboletas podem ser vistos pelos visitantes em quatro seções, com atrações interativas: 

Universo – com instalações sobre a origem do universo, sua evolução, a formação da Terra e o céu, nas subseções Astronomia, Sistema Solar e Terra; 

Vida – um ambiente que fala sobre a origem comum da vida no planeta, sua evolução e diversidade, com descrição das características do homem e de outros seres vivos; 

Engenho – apresenta as descobertas humanas em Física e Química e o que se desenvolveu ao longo da história, como a luz e óptica, mecânica, eletromagnetismo, som, calor, motores. 

Sociedade – enfoca os temas de inter-relacionamento entre os humanos, procurando cooperar com melhorias, como, por exemplo, combate às drogas, igualdade racial, preservação do meio ambiente. Inclui, ainda, uma exposição interativa sobre inteligência artificial. 

A visitação pode ser feita de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Há cobrança de ingressos (exceto às terças-feiras). Crianças até 7 anos de idade não pagam. 

Local: Avenida Mercúrio, s/nº, Parque Dom Pedro II 
Site: https://museucatavento.org.br/ 

Projeto Quintal – Casa Guilherme de Almeida 

Guilherme de Almeida (1890- 1969), nascido em Campinas (SP) e que viveu a maior parte da vida na capital paulista, foi um popular poeta paulista, com mais de 70 publicações entre poesia, prosa, ensaio, tradução, além de um extenso trabalho jornalístico. Em 1930, ele foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. No fim dos anos 1970, foi criado um museu para recordar suas obras e memórias, a Casa Guilherme de Almeida, que neste mês terá como uma das ações o Projeto Quintal, no sábado, 18, das 10h30 às 12h, com o propósito de significar o museu ao público infantil (de 0 a 8 anos), por meio de uma convivência intergeracional com jogos, livros, sons, cores, fantasias e brincadeiras. A atividade é gratuita e para participar não é preciso inscrição prévia. 

Local: Rua Macapá, 187, Pacaembu 
Site: https://www.casaguilhermedealmeida.org.br 

Sesc Verão 2025 

Sesc 14 Bis/Divulgação 

A 30ª edição do Sesc Verão começou no dia 4 deste mês e prossegue até 16 de fevereiro, com atividades abertas e gratuitas para estimular a prática de atividades físicas e esportivas. Estas são algumas das atrações, gratuitas, nas unidades da capital paulista: 

  • 14 Bis (Aula aberta de step, até 16/01; Experimentando o atletismo, até 17/01; Vivências de ginástica artística, até 17/01); 
  • Avenida Paulista (Skate – da brincadeira ao esporte, em 18/01); 
  • Belenzinho (Festival de Biribol, em 18/01); 
  • Bom Retiro (Segue o jogos nas rodinhas – skate e patins, até 17/01; Pirâmides de bambu, até 17/01); 
  • Consolação (Futebol de Amputados, com Rogerinho, até 19/01); 
  • Casa Verde (Dança de Salão – forró, até 15/02); 
  • Florêncio de Abreu (futevôlei, até 23/01; Beach tênis, até 02/02); 
  • Interlagos (Caiaque Polo, até 19/01); 
  • Ipiranga (Vou de bike – conhecendo sua bike pelas ruas do Ipiranga, em 19/01); 
  • Itaquera (Circuito de Jiu-Jítsu, até 17/01; Passeio de bike, até 15/02; Recreação aquática, até 15/02; Futevôlei, até 16/02); 
  • Pinheiros (skate com escola brasileira de skate, até 17/01); 
  • Santo Amaro (Crie o seu Jogo, até 05/02; Beisebol, até 17/01; Passeio Ciclístico, em 19/01); 
  • Na futura unidade Sesc Galeria, na Praça Ramos de Azevedo, há uma programação esportiva com vivências, aulas abertas e oficinas. Todas as atividades são gratuitas e acontecem até 2 de fevereiro, de quinta-feira a sábado, das 10h às 16h. 

Saiba mais detalhes em: https://www.sescsp.org.br/sobre-o-sesc-verao

Casa de Cultura da Brasilândia – O que tem no meu bairro? 

“Qual a cidade em que você gostaria de viver? Já parou para pensar sobre isso? Se você pudesse ter o poder de mudar uma coisa ou várias coisas na sua rua, no seu bairro ou até mesmo na sua cidade, o que você mudaria?” 

Por meio de contação de histórias, Kelen Nascimento estimula a imaginação, especialmente das crianças, sobre essas e outras questões sobre o direito à cidade, fazendo com que olhem inicialmente para a realidade que as cercam, a partir da pergunta “O que tem no meu bairro?”. 

A contação de história será no aniversário da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro, às 10h, gratuitamente, com duração de 120 minutos. 

Local: Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº, Freguesia do Ó 
Redes sociais: https://www.instagram.com/ccm.brasilandia

Deixe um comentário