Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Paróquia Sant’Ana festeja 130 anos como marco da Igreja na zona Norte 

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO 

A Paróquia Sant’Ana, na zona Norte de São Paulo, celebrou seus 130 anos de criação no sábado, 12. A missa em ação de graças foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, na Basílica Menor de Sant’Ana, matriz paroquial, e concelebrada por Dom Luiz Antonio Guedes, Bispo Emérito de Campo Limpo (SP), o Padre José Roberto Abreu de Mattos, Pároco e Reitor, além de diversos presbíteros da Arquidiocese. 

A celebração reuniu fiéis, religiosos, autoridades civis e membros de diferentes expressões e pastorais da Paróquia, que demonstraram, com emoção, o quanto a história da comunidade está profundamente entrelaçada à vida das famílias da região. 

“As pessoas foram batizadas, se casaram e constituíram família aqui. Gente que veio de outras cidades para morar na zona Norte e tem uma história com Sant’Ana. Muitos dizem: ‘aqui é a casa da minha avó’”, comentou Padre José Roberto.

UMA HISTÓRIA DE FÉ E MISSÃO 

Criada em 12 de julho de 1895 por Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, à época Bispo Diocesano de São Paulo, a Paróquia Sant’Ana tem raízes que remontam ao século XVI, quando os jesuítas receberam porções de terra ao Norte da Vila de São Paulo de Piratininga. Na sede da fazenda, havia uma capela dedicada a Sant’Ana, mencionada por São José de Anchieta em cartas de 1560. 

A atual matriz paroquial começou a ser construída em 1896, sendo concluída em 1936. Em 2020, a igreja recebeu o título de Basílica Menor, concedido pela Santa Sé a pedido do Cardeal Scherer. 

PORÇÃO DO POVO DE DEUS 

Na homilia, Dom Odilo destacou o caráter histórico e espiritual da celebração, inserindo a trajetória da Paróquia no contexto da fidelidade de Deus ao seu povo. 

“Deus que promete e realiza sua promessa em Jesus Cristo também se manifesta na história desta Paróquia, que é povo de Deus em caminho, animado pela fé e pela esperança”, afirmou. 

O Arcebispo recordou a importância da Paróquia como expressão viva da Igreja: “A paróquia é o lugar do anúncio da Palavra, da celebração dos sacramentos e do testemunho da fé mediante a caridade. Aqui, neste bairro, a Paróquia Sant’Ana testemunha a presença amorosa de Deus por meio da vida da sua comunidade”. 

Ele também homenageou os padres, religiosas e leigos que marcaram a vida da Paróquia ao longo das décadas, destacando que “a paróquia não é feita só do padre, mas do povo de Deus que nela vive e realiza sua missão”. 

HOMENAGEM 

Após a missa, foi inaugurada no interior da Basílica uma galeria em homenagem aos bispos e arcebispos que pastorearam a Arquidiocese de São Paulo desde a criação da Paróquia. A obra, de autoria do Padre Lázaro Aparecido Diogo, artista plástico e sacerdote da Diocese de Santo Amaro (SP), reúne os retratos dos dez bispos e arcebispos, desde o fundador, Dom Joaquim Arcoverde, ao atual pastor, Dom Odilo Scherer. 

Segundo Padre José Roberto, a galeria é uma forma de preservar e honrar a memória eclesial da comunidade. “É um legado. Que maravilha poder reunir essa história em um só olhar”. 

Também foi lançado um vídeo comemorativo, que conta a história da Paróquia a partir de depoimentos de paroquianos que testemunharam o desenvolvimento da comunidade. 

MEMÓRIA VIVA 

Ao refletir sobre o significado do Jubileu, Dom Odilo reforçou que os 130 anos da Paróquia Sant’Ana são parte de um caminho maior. 

“Esta comunidade, como tantas outras, é testemunha da esperança no Deus fiel. E nós, que hoje escrevemos as páginas atuais dessa história, somos chamados a transmiti-la com alegria e generosidade às futuras gerações”, afirmou. 

Durante este mês, há uma programação especial festiva, com a tradicional quermesse aos finais de semana e a celebração da padroeira, no dia 26. A matriz da Paróquia Sant’Ana está localizada na Rua Voluntários da Pátria, 2.060, nas imediações da estação Santana da Linha 1-Azul do Metrô. 

Comentários

Deixe um comentário