Paróquias em São Paulo mobilizam fiéis para ajuda às vítimas das chuvas no RS

 Santuário Santa Edwiges é ponto permanente de coleta (Ivan Bezerra)

Poucos dias após haver maior noção dos impactos que as fortes chuvas no Rio Grande do Sul vinham causando à população daquele estado, muitas paróquias da Arquidiocese de São Paulo passaram a organizar iniciativas de ajuda aos gaúchos.

As ações se somam à campanha de arrecadação organizada pela Caritas Arquidiocesana de São Paulo, que vem sendo amplamente divulgada nas paróquias e organismos da Arquidiocese.

Solidariedade crescente

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima (@nsfatima.imirim), Região Santana, já no dia 4 se tornou um posto de arrecadação de alimentos, materiais de higiene e roupas.

Padre João Luiz e paroquianos organizam doações antes de enviá-las ao Rio Grande do Sul (Pascom paroquial)

“Passamos a fazer o pedido de doações discretamente no sábado retrasado e começou a aparecer tanta coisa que até decidimos já levar uma parte a uma agência dos Correios para que chegue ao Rio Grande do Sul”, detalhou, ao O SÃO PAULO, o Padre João Luiz Miqueletti, Pároco. Na sexta-feira, 10, um grupo de voluntários organizou as roupas doadas e as embalou para serem enviadas aos gaúchos junto com os alimentos.

A Paróquia, localizada no bairro do Imirim, fez deste gesto concreto de caridade cristã um dos propósitos da festa da padroeira deste ano. “Durante a novena de Nossa Senhora de Fátima, nós incentivamos que as pessoas, em vez de trazerem coisas para doação, fizessem um pix para a campanha da Caritas Arquidiocesana”, explicou o Padre João Luiz.

Com o engajamento de todos os grupos e pastorais

Na Paróquia Nossa Senhora do Brasil (@nossasenhoradobrasil), no Jardim América, Região Sé, conforme crescia o noticiário do desastre no Rio Grande do Sul, aumentava a mobilização para ajudar os gaúchos, inicialmente por meio da associação Cor Unum, que organiza as obras de misericórdia realizadas pela Paróquia.

Leigos da Paróquia Nossa Senhora do Brasil com o Padre Michelino organizam doações (Pascom paroquial)

Em poucos dias, um grande volume de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, itens de limpeza, água mineral, roupas e sapatos começaram a chegar à igreja, e houve outras grandes doações, como de uma pessoa que se comprometeu a enviar 100 toneladas de cobertores, edredons e lençóis aos afetados pelas chuvas.

Além disso, um casal de paroquianos organizou um chá beneficente na tarde da sexta-feira, 10, que resultou em mais doações que foram enviadas – junto a outros itens como 5 mil garrafas de água, 450 cobertores, 60kg de produtos de limpeza e 150 colchões – já na madrugada do sábado, 11, para a cidade de Vale Real e de lá distribuídas em Canoas.

“Diariamente, as doações que recebemos são levadas para a sede do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), em São Paulo, de onde saem caminhões carregados. Conforme as carretas vão ficando cheias, os caminhões partem em direção ao Rio Grande do Sul. Diversas transportadoras, capitaneadas pela Multieixo Randon, estão unidas nesta operação, de modo a maximizar a eficiência nos carretos. Em função da enorme quantidade de doações que estamos recebendo, organizamos, em parceria com a Multieixo Randon, um caminhão exclusivo para levar, na segunda-feira, todas as doações recebidas no final de semana”, detalhou, à reportagem, Luciana Tabit, da Pastoral da Comunicação paroquial.

“Sabendo que podemos fazer algu-ma coisa, não poderíamos ficar indiferentes. Continuaremos mobilizados para ajudar enquanto houver necessidade”, ressaltou Luciana. Todas as ações estão sendo acompanhadas e apoiadas pelo Padre Michelino Roberto, Pároco.

De Heliópolis aos irmãos do Sul

Também a sede da Região Ipiranga se tornou um ponto de arrecadação de doações aos gaúchos. “Conclamo todas as paróquias e comunidades a fazerem a divulgação [da campanha da Caritas Arquidiocesana] e a promoverem iniciativas no sentido da doação e arrecadação, como gesto concreto de caridade para os irmãos e irmãs riograndenses, bem como de orações e súplicas ao Senhor”, escreveu, na semana passada, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga.

Ponto de coleta em frente ao Santuário Santa Edwiges (Ivan Bezerra)

No Santuário Santa Edwiges, em Heliópolis, um plantão para a coleta dos donativos foi montado no domingo, 12, para arrecadar alimentos, água, roupas, itens de limpeza e de higiene pessoal e ração para animais, em uma ação feita em parceria com a Obra Social Santa Edwiges e a Comunidade Nossa Senhora Aparecida de Heliópolis. Diariamente, das 8h às 19h, as doações podem ser entregues no Santuário (@santaedwiges16).

“A nossa sede regional não fica tão perto aqui do Heliópolis; por isso pensamos nesta ação para encaminharmos semanalmente os itens que recebermos como doação. No domingo, o que mais chegou foram roupas e água, e já temos uma quantidade de alimentos que a Obra Social disponibilizou para ser doada”, detalhou Ivan Bezerra, coordenador do Conselho de Assuntos Econômicos do Santuário. Todas as iniciativas têm sido motivadas pelo Padre Orestes Monteiro, Pároco.

COLABORE!

COM DOAÇÕES FINANCEIRAS  

COM A ENTREGA DE DONATIVOS
Roupas, calçados e cobertores (devidamente higienizados), galões de água mineral, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e ração animal são necessidades permanentes dos afetados pelas chuvas.

  • Informe-se na secretaria de sua paróquia se está sendo feita esta coleta;
  • Você pode levar os itens em uma agência dos Correios;
  • Os donativos também podem ser entregues na sede do Fundo Social de São Paulo (Avenida Marechal Mário Guedes, 301, Jaguaré), das 8h às 17h.

COM SEU TRABALHO VOLUNTÁRIO
Dado o grande volume de doações, as instituições precisam de voluntários para ajudar a organizá-las.

  • Talvez este seja o caso de sua paróquia. Informe-se na secretaria paroquial;
  • Para se voluntariar nos Correios, o e-mail é: spm-voluntarios-rs@correios.com.br
  • Seja voluntário no Fundo Social de São Paulo: https://www.fundosocial.sp.gov.br

Deixe um comentário