Pascom em Ação: um encontro sobre o agir e a espiritualidade da Pastoral da Comunicação

‘Comunicar para encantar’ foi o tema desta edição, com oficinas, TED Talks e palestras

170 pessoas participaram das múltiplas atividades realizadas no Pascom em Ação 2023, organizado pela Pastoral da Comunicação da Região Episcopal Lapa, no sábado, 30 de setembro
Luciney Martins/O SÃO PAULO

No sábado, 30 de setembro, aconteceu o Pascom em Ação 2023, encontro anual formativo da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, desta vez organizado pela equipe da Pascom da Região Lapa no auditório das Faculdades Integradas Campos Salles, vizinha à matriz da Paróquia Nossa Senhora da Lapa.

Provenientes das seis regiões episcopais da Arquidiocese, 170 pessoas participaram das oficinas, conferências de curta duração (mais conhecidas como Ted Talks) e palestras que versaram sobre comunicação e evangelização. O tema do encontro foi “Comunicar para encantar”.

A abertura do evento e acolhida dos participantes foi feita por Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa, pelo Padre Antonio Francisco Ribeiro, Coordenador Arquidiocesano da Pascom, e pela Irmã Viviani Moura, vice-coordenadora arquidiocesana desta Pastoral.

SER PASCOM E FAZÊ-LA ACONTECER

As quatro Teds do evento ocorreram pela manhã. A primeira, “Ser Pascom”, foi apresentada por Paulo Ramicelli, coordenador da Pastoral da Comunicação na Região Lapa. Ele falou sobre os alicerces desta Pastoral na missão de comunicar para encantar. “O sínodo arquidiocesano nos questiona, de diversas formas, sobre o modo de agir como Pascom, saindo e indo ao encontro das outras pastorais”, comentou.

Marco Jordan, da Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Região Lapa, apresentou a segunda Ted sobre a identidade da Igreja Católica transcendente no tempo. Ele se referiu ao pequeno percentual de católicos que frequentam as missas aos domingos, conforme apontado pela pesquisa do sínodo, e o papel da Pascom diante dessa realidade.

“Fotografia: da técnica ao despertar do espectador” foi o tema da terceira Ted, conduzida por Ronaldo Nina, fotógrafo e membro da Pascom da Paróquia São Patrício, também da Região Lapa.

A quarta Ted foi ministrada por Patrícia Midões de Matos, mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e membro da Pascom arquidiocesana. Ela tratou da temática “Da fotografia documental à experiência espiritual”, tendo por base a história de Santa Terezinha, apresentada por meio de imagens. “Uma foto pode ser e conter os elementos básicos de um lide jornalístico, só que de forma congelada. A foto documental conta a história que pode ser a da sua paróquia”, ressaltou.

Após essas Teds, aconteceu uma oficina de fotografia, em que todos os participantes foram à matriz da Paróquia Nossa Senhora da Lapa para fazer registros fotográficos com os próprios smartphones.

UMA ESPIRITUALIDADE QUE COMUNICA

Também pela manhã, entre a segunda e terceira Teds, Wilma Steagall de Tommaso, doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP, ministrou no auditório da faculdade a palestra “A origem do espaço litúrgico que comunica e nos leva à transfiguração”, durante a qual lembrou que “a liturgia é a transfiguração do mundo, e é preciso compreendê-la como uma passagem. Quando celebramos conscientes do que estamos fazendo, estamos comunicando ao mundo a existência de Cristo, e isso é comunicação”.

Já a Irmã Viviani conduziu, no interior da matriz paroquial, ao final da manhã, a palestra “Espiritualidade da Pascom: um caminho para falar com o coração”, durante a qual falou da importância do espaço litúrgico e do papel do silêncio na vida cotidiana. “O silêncio faz parte do seu planejamento diário? O silêncio é contemplado no seu dia a dia? Silêncio e palavra são duas realidades que se conectam, que convergem”, assegurou, mencionando, ainda, um trecho da mensagem do Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2012, escrita pelo Papa Bento XVI: “O silêncio é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo”.

PRODUÇÃO DE ARTES E VÍDEOS

Após o almoço, servido nas dependências da Paróquia, os participantes retornaram ao auditório das Faculdades Integradas Campos Salles, onde participaram de um momento de animação musical e louvores, conduzido pelo músico Mário Vieira, autor do jingle da Pascom em Ação 2023.

Depois, aconteceu a segunda oficina do evento, com o tema “Canva: da produção ao post”, durante a qual houve troca de experiências não apenas sobre esta ferramenta, que possui as versões paga e gratuita, mas também de outras ferramentas da Inteligência Artificial (IA) úteis para a comunicação paroquial, como o ChatGPT e o Midjourney.

A outra oficina do dia foi a respeito do tema “Edição de vídeo, roteiro e podcast”, ferramentas com as quais muitas paróquias ainda não lidam, até pelo fato de muitas não terem grupos de Pastoral da Comunicação. A oficina foi ministrada por Joni de Oliveira, coordenador da Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Líbano, que mostrou como se grava e se edita um podcast e também um videocast. O Pároco desta Paróquia, Padre José Antonio Filho, participou ao vivo da gravação.

A PASTORAL DA COMUNICAÇÃO E A LITURGIA

Recentemente nomeado cônego por Dom Odilo Pedro Scherer, o Padre Helmo César Faccioli, Auxiliar do Cura da Catedral da Sé, falou sobre a Pastoral da Comunicação e a Liturgia. Ele partilhou sua vasta experiência sobre o tema e destacou: “A comunicação comunica imagens visíveis e, também, o invisível, e não é porque não vemos algo que ele não aconteça, pois a beleza do mistério é senti-lo”.

UM EVENTO MARCANTE

No encerramento do Pascom em Ação 2023, o Padre Antonio Francisco Ribeiro, Coordenador Arquidiocesano desta Pastoral, afirmou que o encontro “foi um marco na história da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de São Paulo, pois proporcionou às regiões episcopais viver uma experiência de sinodalidade e comunhão na missão que nos foi confiada”.

Em entrevista, Antonio Dominici, da Pascom Brasilândia, lembrou que a Pastoral da Comunicação “deve ser inovadora, audaciosa, criativa e em saída, como nos propõe o sínodo arquidiocesano”.

Márcia de Oliveira é ministra extraordinária da Sagrada Comunhão e coordenadora do Apostolado da Oração na Paróquia Nossa Senhora do Líbano, no Setor Pirituba da Região Lapa. Ela se inscreveu no evento e aprovou o que vivenciou, destacando que ficou evidente o cuidado com todo o tipo de comunicação que existe na Igreja. “Minha experiência no encontro Pascom em Ação foi uma retomada de ânimo para meus trabalhos pastorais”, assegurou.

+ CONTEÚDOS PASCOM EM AÇÃO

Deixe um comentário