No domingo, 19, na Praça da Sé, acontece o evento Natal dos Pobres 2021. A iniciativa, realizada desde 2015 consiste em uma ceia de Natal oferecida para as pessoas em situação de rua. A iniciativa é promovida pelo Movimento Eclesial Aliança de Misericórdia, pelas fraternidades Toca de Assis e O Caminho, pelo Vicariato Episcopal para o Povo da Rua, além da participação de voluntários de diversas paróquias e comunidades da Arquidiocese de São Paulo.
O evento acontece durante a programação da ação missionária Thalita Kum. Pelas ruas e praças do centro da capital paulista, missionários anunciam a alegria do nascimento de Jesus por meio de músicas, danças, teatro, pregações e abordagens individuais.
A ceia natalina será antecedida por uma missa campal presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, às 17h, na Catedral da Sé.
Primeiros destinatários da Boa-Nova
“Ir ao encontro dos pobres, neste contexto do Natal é muito importante. Eles são os primeiros destinatários da Boa-Nova do Natal, a ouvir essa palavra consoladora, ‘alegrai-vos, o Senhor está perto!”, afirmou Dom Odilo, na edição do Natal dos Pobres de 2020.
O Arcebispo destacou, na ocasião, que o gesto de solidariedade para com os pobres ajuda a recuperar o significado cristão do Natal. “O Nosso muito está muito distraído e desatento a esse significado, colocando todo o destaque em aspectos secundários que até encobrem o sentido mais importante desta festa”, sublinhou.
“Deus vem ao nosso encontro de muitas maneiras e espera que o acolhamos, que tenhamos sensibilidade e atenção para não perder esse encontro, não desperdiçar essa ocasião”, completou o Cardeal.