Pastoral da Criança arquidiocesana realiza assembleia anual

Na manhã do sábado, 20, na Paróquia Santa Rita de Cássia, Região Episcopal Ipiranga, 48 líderes e a coordenação da Pastoral da Criança estiveram reunidos com Dom Carlos Silva, OFMCap., Bispo Referencial desta Pastoral na Arquidiocese, para momentos de oração e reflexão.

Na assembleia, também foram indicados os nomes que deverão compor a equipe de coordenação da Pastoral da Criança arquidiocesana pelos próximos dois anos.

A Pastoral da Criança é uma organização de ação social, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), presente em dioceses brasileiras e de países da América Latina, África e Ásia.

Na Arquidiocese de São Paulo, 227 líderes estão em 70 paróquias e 99 comunidades, atendendo 1.977 crianças e 47 gestantes, com vistas a reduzir a mortalidade infantil, a desnutrição e a exclusão social.

Desde sua criação em 1983, essa pastoral vem ampliando sua área de inserção no conjunto da sociedade, celebrando parcerias com governos e organizações comunitárias para realização de atividades concretas em favor de crianças e suas famílias.

APRIMORAMENTOS

Arquivo Pastoral da Criança

Para melhorar ainda mais esse trabalho e atingir um número cada vez maior de participantes, a Pastoral da Criança desenvolveu e está implantando um aplicativo de Visita Domiciliar com um módulo de comunicação entre voluntários, as famílias acompanhadas, coordenadores e multiplicadores.

Os líderes são preparados para orientar as famílias no cuidado em cada etapa do desenvolvimento da criança. Orientam as gestantes sobre a importância do pré-natal, do aleitamento materno, dos direitos civis, dos sinais de risco para a saúde e prevenção de doenças infantis, além de avalição nutricional e imunização por meio das vacinas indispensáveis.

A inspiração bíblia da missão que anima a Pastoral da Criança vem de uma frase que médica Zilda Arns Neumann, cofundadora, costumava repetir em suas palestras: “Eu vim para que todas as crianças tenham vida e vida em abundância”.

(por Padre Jorge Bernardes, Assessor Eclesiástico para a Pastoral da Criança)

Deixe um comentário