Pastoral das Pessoas com Deficiência realiza missa com acessibilidade comunicacional no Ipiranga

Sergio A. Colangelo

No sábado, dia 1º, a Pastoral das Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo realizou a primeira missa com acessibilidade comunicacional universal da cidade de São Paulo, na Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro de Mirandópolis, na Região Ipiranga.

Na ocasião, foi inaugurado o serviço de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para as pessoas com deficiência auditiva nesta Paróquia, durante a missa presidida pelo Padre Paulo Suess. Nesta igreja já existia o serviço de audiodescrição para as pessoas com deficiência visual e serviço de guia intérprete para Pessoas com surdo-cegueira, portanto, todas as modalidades de acessibilidade comunicacional: audiodescrição, LIBRAS e guia intérprete, contemplam pessoas com deficiência sensorial, pessoas com baixa visão ou cegas, pessoas surdas e pessoas com surdo cegueira.

Ainda nesta mesma missa, o coral da Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva), sob a regência do maestro Júlio Bateste foi recebido com entusiasmo pela comunidade e apresentou-se cantando músicas litúrgicas em português e em latim.

O serviço de audiodescrição tem apoio da empresa Áudio Edinho e o serviço de guia intérprete tem o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).

A missa com acessibilidade comunicacional universal ocorrerá sempre no primeiro sábado de cada mês, às 16h, na Paróquia Santa Rita de Cássia (Praça Santa Rita de Cássia, 133).

A Pastoral das Pessoas com Deficiência segue o lema “Uma Igreja de todos e para todos”

Por Marcia Norcia/Colaboração especial para o Jornal O SÃO PAULO

Deixe um comentário