![](https://ik.imagekit.io/osaopaulo/wp-content/uploads/2023/09/27-Regiao-Ipiranga-ECOA-Familiar-Pastoral-Familiar-Regiao-Episcopal-Ipiranga4.jpg)
No domingo, 24, a Pastoral Familiar da Região Ipiranga promoveu na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, Setor Vila Mariana, o pós-encontro do Ecoa (Encontro com Cristo e Outros Amigos), com os participantes de anos anteriores, visando ao fortalecimento do vínculo e da amizade.
O seminarista José Cícero Teotonio da Silva, do 4° de Teologia do Seminário Bom Pastor da Arquidiocese de São Paulo, fez a abertura do encontro com a dinâmica musical, seguida de palestra sobre o diálogo. “No decorrer da minha reflexão, busquei mostrar a importância do respeito diante das opiniões contrárias. Com autodomínio, é possível conquistar a paz tão sonhada. O dialogar consiste em saber ouvir a si mesmo, escutar o outro e a Deus”, afirmou.
Os encontristas participaram da missa presidida pelo Padre Uilson dos Santos, Pároco. No período da tarde, aconteceu a palestra “Perdas e viuvez”, com Maria Célia Almeida Gomes Pinto, que pertence ao Grupo Fica Conosco Senhor!, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida-Cocaia, da Diocese de Guarulhos (SP). Ela fez parte da coordenação da Pastoral Familiar do Regional Sul 1 da CNBB, entre 2010 e 2015, e da coordenação nacional desta Pastoral entre 2004 a 2008.
Encerrando as atividades, Frei José Maria Mohomed Jr., O.de M., Assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar na Região Ipiranga, expôs o Santíssimo Sacramento, refletindo sobre o Amor e a Palavra de Deus.
Por Maria Leonice da S. Mariannini
Colaboração especial para a Região Episcopal Ipiranga