Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Prefeitura inicia 4ª Semana Animal com mais de 1,2 mil visitantes

Evento ocorre em toda a capital com vacinação, castração, microchipagem, emissão de RGA e ações educativas sobre guarda responsável

Reprodução Prefeitura da Cidade de São Paulo

Neste domingo, 28, a Prefeitura de São Paulo deu início à 4ª edição da Semana Animal, com mais de 1.200 visitantes. A programação, que conta com vacinação antirrábica, emissão do Registro Geral do Animal (RGA), identificação por microchip e emissão de termo de castração, ocorre de forma simultânea em toda a capital e segue até o próximo sábado, 04 de outubro.

Para atender a demanda durante a semana, todas as Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) estarão com horário de atendimento ampliado. E para estimular o engajamento, quem participou do evento no complexo Cosap/DVZ (Rua Santa Eulália, 86, Santana) no dia 28 e quem participar no dia 04 de outurbro recebe na entrada o “Passaporte Animal”, a ser carimbado, atestando a participação do munícipe em cada serviço ou atividade realizada nas diferentes tendas e pontos de atendimento. Ao término do percurso, o munícipe que completar todo o passaporte, recebe o certificado “tutor responsável”.

Para utilização dos serviços de emissão do Registro Geral do Animal (RGA), identificação por microchip e emissão de termo de castração, os munícipes devem residir na capital e apresentar documento de identidade (RG e CPF), comprovante de residência recente, foto do animal (para o RGA).

Já para a adoção dos animais é necessário apresentar a documentação do tutor (RG e CPF), além de comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e o pagamento de taxa pública de R$ 34,20. É preciso ainda levar coleira e guia no caso dos cães, ou caixa de transporte no caso de gatos.

A programação completa com horários e endereços estão disponíveis clicando no link.

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) e da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), a programação também contou com dinâmicas sobre guarda responsável, espaço kids, exposições sobre a vida dos morcegos e animais peçonhentos, visita à ala das abelhas e atividades educativas sobre o combate à dengue. A iniciativa teve ainda adoção de cães e gatos e de animais de fazenda. 

“Esta edição traz novidades como a vacinação humana e ciclos de palestras com os eixos de vigilância de zoonoses e saúde única, além das atividades como castração, microchipagem, adoção e vacinação animal que acontece na Cosap e em 13 postos na cidade, com horários estendidos”, explicou a coordenadora da Cosap, Analy Xavier. 

Ela destacou, ainda, que a guarda responsável é um tema importante que será abordado nesta edição. “Quem decide ter um animal de estimação precisa saber o que é a guarda responsável, saber como cuidar. E a Prefeitura de São Paulo incentiva com os serviços gratuitos, facilitando a vida do tutor e promovendo saúde e bem-estar dos animais”.

Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo

Deixe um comentário