Oficinas serão realizadas entre os dias 16 e 17 de agosto durante o Brooklin Taste, na Praça Lions Monções, Zona Sul

A Prefeitura realiza, entre os dias 16 e 17 de agosto, oito oficinas gratuitas do Projeto Hortas e Jardins em Casa, para pessoas interessadas em aprender a montar e cultivar hortas em pequenos espaços, como varandas e quintais. As aulas serão ministradas durante o Brooklin Taste, evento com atrações gastronômicas e culturais, que será realizado na mesma data, na Praça Lions Monções, entre as ruas Flórida e Arandu, na Zona Sul.
O Hortas e Jardins é um projeto vinculado ao programa Sampa+Rural e tem como objetivo sensibilizar e capacitar interessados em atividades práticas e sustentáveis relacionadas à agricultura em casa, aliando o cuidado ao meio ambiente e à alimentação saudável. Cada atividade atenderá cerca de 20 pessoas e não é necessário fazer inscrição prévia. Para participar, basta ir até o local no horário indicado das oficinas, que irão ocorrer às 12h30, 13h30, 14h30 e 15h30.
Durante as aulas os interessados poderão aprender, de forma simplificada, o passo a passo para montar e cuidar de pequenas hortas. No final do encontro cada participante fará um plantio em um vaso para levar para casa. A indicação é livre para todos os públicos e crianças devem estar acompanhadas de um adulto responsável.
Sobre o Hortas e Jardins em Casa
O projeto será realizado em eventos diversos, por meio de oficinas práticas, que ensinarão o passo a passo de cultivos de temperos, plantas medicinais, aromáticas e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), entre outras.
Os temas serão diversificados, buscando incentivar a produção caseira de ervas medicinais, temperos, compostagem doméstica, manejo de pequenas hortas, multiplicação de mudas e gestão de orquídeas, entre outros temas.
Sampa+Rural
A iniciativa prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural na Cidade de São Paulo. O objetivo do programa é fortalecer os locais de agricultura já existentes, mas também incentivar e viabilizar a construção de novos espaços de cultivo em todas as regiões do município.
A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo Sampa+Rural, conta com três CAEs – Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, Oeste e Sul em sua porção urbana.
Além disso, a iniciativa conta com três Unidades de Bionsumos, localizadas em Parelheiros, José Bonifácio e Vila dos Andrades, que produzem, capacitam e oferecem biofertilizantes e compostos orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais.
Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo