Para marcar os 25 anos de reabertura da rádio 9 de Julho, foi realizada uma solenidade no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo, na segunda-feira, 6.
A homenagem foi uma iniciativa do vereador Paulo Frange. Participaram o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, os membros da direção, comunicadores, colaboradores e ouvintes da emissora católica.
Ao justificar a relevância da homenagem, o proponente ressaltou o importante papel da radiodifusão nos diversos períodos da história da sociedade. O parlamentar recordou que a rádio 9 de Julho foi “calada” pelo regime militar em 1973, justamente por ser testemunha da verdade em um contexto de violação de direitos fundamentais, sendo voz profética não apenas aos católicos, mas a todas as famílias.
“Somos gratos a Deus por termos este canal de comunicação do Evangelho, do anúncio de Cristo”, afirmou o Padre Jorge Silva, Diretor da emissora, ao falar da importância de a Igreja na maior cidade do País contar com esse histórico veículo de comunicação.
“A Igreja corria o risco de ser tachada de omissa se não se utilizasse de todas as mídias para gritar o Evangelho a todos os povos, como quis e mandou Jesus”, destacou Padre Jorge.
MISSÃO
Comunicadora na rádio há 25 anos, Cidinha Fernandes falou em nome de todos os profissionais da 9 de Julho. “É com muita alegria que eu trabalho nesta emissora. Para mim, não é só um trabalho, é uma missão que realizo com muito amor”, manifestou a profissional, sublinhando que a rádio pertence à Igreja e, por isso, tem o Evangelho de Jesus Cristo como a sua linha editorial, e que seus colaboradores devem somar o testemunho de vida ao anúncio da Boa-Nova.
Padre Michelino Roberto, Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese, enfatizou que este jubileu marca o renascimento da emissora cuja história já soma quase 70 anos com a missão de ser “uma voz católica no meio da cidade” e além dela.
“Agora, graças às novas tecnologias, temos a possibilidade de alcançar o coração e a mente de várias pessoas em todo o Brasil”, acrescentou o Vigário Episcopal, salientando que a 9 de Julho comemora seu jubileu com o novo desafio que é a transição para a Frequência Modulada (FM).
FUTURO
Agradecendo a iniciativa, Dom Odilo dedicou a homenagem a todos os profissionais e benfeitores que, com esforço abnegado, ajudam a rádio da Arquidiocese a realizar a sua missão.
“A rádio 9 de Julho tem futuro? Sim! Depende de nós darmos esse futuro, mediante o apoio de que ela precisa, mediante a dedicação de que ela precisa. Ela continuará prestando seu serviço à Igreja, pois essa é a sua vocação principal”, enfatizou o Cardeal Scherer, recordando que, além da informação religiosa, a emissora exerce uma contribuição cultural e de formação de consciência social.
Durante a solenidade, algumas pessoas ligadas à história e ao trabalho da emissora foram homenageadas, entre as quais o Arcebispo, o atual diretor e ex-diretores, comunicadores, jornalistas, funcionários, parceiros e ouvintes.
O vídeo da íntegra da solenidade está disponível em: https://x.gd/T1WIe