Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Rádio 9 de Julho festeja 26 anos com programação especial, reunindo comunicadores

A rádio 9 de Julho, emissora da Arquidiocese de São Paulo, comemora nesta quinta-feira, dia 23, sua reabertura realizada exatamente nesta data, há 26 anos, em 1999.

Nos estúdios no bairro da Vila Albertina, e por meio de participações on-line, os comunicadores e colaboradores de programas da rádio falarão de suas memórias e rotina na emissora.

No “Em Sintonia com a Fé”, às 8h, Padre Abério Christe receberá a Dra Lídia Corrêa, que participa do quadro “Momento Sintonia”, além dos apresentadores Patricia Rivarola e Miguel Ahumada, do programa “Latino América no Ar”.

Na sequência, no “Bom Dia, Povo de Deus”, às 9h, Padre Cido Pereira e Patrícia Diniz, vão conversar com o jornalista Daniel Gomes, do jornal O SÃO PAULO, e os apresentadores Josiene e Joseval, do programa “Amanhecer no Sertão”, e a e a Dra. Maria Salete, do programa “Para que minha vida se transforme”.

Pra fechar a manhã, Padre Marcos Roberto Pires, no “Orando em Família”, às 11h, vai conversar com o Cônego Tarcísio Mesquita, do programa “Escola Bíblica”, com Alex Muller, do “Esporte 9”, e ainda haverá as participações, em vídeo, dos Padres Lucas Gobbo e Jorge da Silva, diretor da rádio.

E à tarde, tem mais! Às 15h, no “Em Família”, Padre Aloizio José, terá como convidados Paulo Miziara, do “Kairós, Tempo da Graça de Deus”; Irmã Helena Corazza, do “Vida em Comunicação” e o Frei José Cadenassi, do “Viver a Liturgia”.

E às 16h, no “Conexão de Amigos”, Padre Wagner Scarponi, conversa com Cris, do “Vem e Segue-me”; Ruy Halahz, do “Pascom em Ação”; e Irmã Adilse Xavier, do “Vida em Comunicação”.

Acompanhe toda a programação em AM 1.600 kHz, pelas redes sociais (@Radio9deJulho) ou pelo site www.radio9dejulho.com.br

HISTÓRIA

Criada em 1953, a rádio 9 de Julho foi oferecida à Arquidiocese de São Paulo pelo então presidente da República, Café Filho, após a conclusão das comemorações do IV centenário da cidade de São Paulo, em 1954. A concessão foi efetivada pelo decreto nº 37.744, de 12 de agosto de 1955, assinado pelo presidente à época Juscelino Kubitschek.

Em 2 de março de 1956, a rádio iniciou as operações, sediada inicialmente no Palacete do Carmo, no centro da cidade. Em 1970, foi transferida para uma nova sede, no bairro da Vila Mariana, já sob os cuidados dos Padres Paulinos. Em 30 de setembro de 1973, um decreto do governo do presidente Emílio Garrastazu Médici declarou peremptas as ondas médias e curtas da rádio 9 de Julho, que teve seus transmissores lacrados em 5 de novembro daquele ano.

Com a gradual volta do regime democrático ao Brasil, Dom Paulo Evaristo incumbiu o jurista Hélio Bicudo para iniciar, em 1985, as tratativas para recuperar a concessão da rádio; mas foi apenas em maio de 1993 que o Ministério das Comunicações deu parecer favorável ao pedido. Finalmente, no dia 9 de julho de 1996, o então presidente Fernando Henrique Cardoso anulou o decreto de Médici e homologou a portaria do ministro das Comunicações, Sérgio Motta, devolvendo a 9 de Julho à Fundação Metropolitana Paulista, para operar na frequência de AM 1.600 kHz.

Nos anos que se seguiram, houve ampla mobilização da Arquidiocese para construir as novas instalações da rádio no bairro da Freguesia do Ó e fazer todas as adequações técnicas e estruturar a programação, tarefas lideradas pelo Monsenhor Dario Benedito Bevilacqua, nomeado em 1997 por Dom Paulo como Diretor da rádio, e por Francisco Paes de Barros, experiente profissional de radiodifusão, contratado como diretor-executivo da emissora.

Em 19 de março de 1999, a rádio voltou ao ar em caráter experimental, e em 23 de outubro do mesmo ano, foi oficialmente reaberta. As paróquias da Arquidiocese e todo o povo de Deus em São Paulo foram chamados a colaborar para a reabertura da 9 de Julho, fazendo doações financeiras por ligação telefônica ou transferência bancária. Houve ainda uma ampla campanha com outdoors pelas ruas e anúncios em jornais, revistas e emissoras de tevê.

Deixe um comentário