Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Região Belém recorda os 19 anos do falecimento de Dom Luciano Mendes

Wallace Moraes

Em 27 de agosto, a Região Belém recordou os 19 anos de falecimento do Servo de Deus Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, que atuou como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo entre 1976 e 1988, antes de ser nomeado por São João Paulo II como Arcebispo de Mariana (MG), onde permaneceu até falecer, em 27 de agosto de 2006. 

Para marcar a data, uma missa foi celebrada no Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Emília Mendes, no Jardim Sinhá, presidida por Dom Cícero Alves de França e concelebrada por padres atuantes na Região. Também participou o Diácono Pedro Ernesto dos Santos, Vice-Diretor do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, obra social fundada por Dom Luciano. 

Na homilia, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém ressaltou que a verdadeira fé exige uma transformação interior que se reflete em ações concretas: “A fé precisa se desenvolver em uma prática. É transformando o coração, a vida interior, que nós podemos, enfim, servir a Deus e mostrar o seu grande amor.” 

Nesse sentido, Dom Cícero destacou que o trabalho social da Igreja, como o realizado pelo Centro Nossa Senhora do Bom Parto, está “pautado e fundamentado no amor”; e que foi a partir desse amor interior que Dom Luciano agiu. 

“Sempre escuto de alguns padres que quando encontravam Dom Luciano, ele sempre perguntava: ‘Em que posso ajudar?’ Esse ‘em que posso ajudar’ não é algo que sai somente dos lábios, sai do nosso coração”, ressaltou Dom Cícero, explicando que a verdadeira ajuda não busca reconhecimento ou aplausos, mas é fruto de uma profunda união com Deus. 

Ao final da homilia, Dom Cícero convidou as Irmãs Marilda de Camargo e Terezinha Bosco, que trabalharam diretamente com Dom Luciano, para darem seus testemunhos. 

Irmã Marilda resumiu em poucas e sentidas palavras: “O amor, o cuidado. Dom Luciano mostrava esperança para a gente. Vale a pena trabalhar, vale a pena cuidar dessa criançada. Vale a pena fazer o bem”. Já Irmã Terezinha recordou o início dos trabalhos na comunidade, com simplicidade e muito esforço, para erguer a primeira capela em 1980: “Chegamos até o dia de hoje com a graça de Deus”. 

Antes da bênção final, Dom Cícero exortou os fiéis a seguirem o exemplo de Dom Luciano, para que toda ação seja “feita exatamente a partir de um coração que conhece a Deus”. 

Por Fernando Arthur
Colaboração especial para a Região Episcopal Belém

Deixe um comentário