Restaurados pelo Espírito Santo, 128 acolhidos da Missão Belém são crismados

Isabella Vanucchi

A Paróquia São José do Belém, Decanato Santa Maria e São José, ficou lotada na tarde do sábado, 20, para a missa na qual 128 pessoas acolhidas pela Missão Belém receberam o sacramento da Confirmação, em missa presidida por Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém. 

Fundada em 2005, a Missão Belém é uma associação de fiéis que busca reviver o mistério de Belém: “Jesus que nasce pobre no meio dos pobres, numa mísera gruta, acolhido com carinho por Maria e José”. Em 19 anos, mais de 100 mil pessoas foram acolhidas após deixarem as ruas e a dependência química, e grande parte dos trabalhos se deve aos próprios ex-irmãos de rua restaurados e que se tornaram missionários.

CAMINHO DE FÉ

Após serem acolhidos e receberem os primeiros cuidados nas casas da associação, os homens e mulheres que viviam nas ruas iniciam um caminho de restauração integral que tem como base a oração e a vida fraterna.

“É apresentado para eles o caminho com a Palavra de Deus, por meio do diário espiritual, que nós chamamos de ‘lectio divina dos pobres’. Todos os dias, eles leem e meditam algum texto bíblico, escrevem o que mais gostam, tiram um propósito para viver durante o dia, e à noite respondem como o viveram”,explicou o Padre Paulo Gomes da Silva Júnior, Vigário Paroquial da Paróquia São José do Belém. 

À medida que amadurecem na caminhada da fé, alguns desses acolhidos manifestam o desejo de aprofundar na vida cristã, recebendo os sacramentos. Muitos deles, embora tenham sido batizados na infância, nunca participaram da vida eclesial e, por isso, não receberam a primeira Eucaristia nem a Crisma. Por meio de retiros querigmáticos ao longo do ano, são aprofundados temas como os sacramentos, os mandamentos da Lei de Deus, a moral cristã e a vivência da afetividade e sexualidade, com base na Teologia do Corpo, série de catequeses desenvolvidas por São João Paulo II.

Para realizar a formação, os missionários elaboraram um material próprio para os acolhidos, que parte da realidade própria deles e com uma linguagem que os ajude a aprofundar o conhecimento da fé.

RECEBER O ESPÍRITO SANTO

Na apresentação dos crismandos, Padre Gianpietro Carraro, Fundador da Missão Belém, ressaltou que o Espírito Santo é o motor da Igreja e da santificação pessoal: “Se não fosse pelo Espírito Santo, ninguém estaria aqui. É impossível dar 130 testemunhos, mas muitos puxaram a cadeira, a tristeza das ruas, dos vícios. Mas hoje são pessoas novas, são pessoas que podem testemunhar a força e mudança do Espírito Santo”. 

Na homilia, Dom Cícero ressaltou que “receber o Espírito Santo é receber a força do alto”, e que este mesmo Espírito mora em cada um dos fiéis, renovando-os e recriando-os. 

Ao meditar sobre o Evangelho proclamado, o Prelado recordou que as bem-aventuranças são um projeto de vida. “Procurem construir a vossa vida sobre este projeto que o Senhor acaba de nos apresentar. A palavra ‘projeto’ significa ‘olhar lá na frente’. Então, olhem lá à frente. Façam um projeto para a vossa vida a partir daquilo que Jesus disse. Felizes são aqueles, portanto, que vivem e acreditam na sua palavra.”, exortou. 

Dom Cícero ainda ressaltou que o Espírito Santo é aquele que dá forças para vencer as adversidades e dificuldades da vida: “Hoje, novamente, o Espírito Santo, assim como desceu sobre o Filho eterno do Pai, descerá sobre vocês, para reaquecer aquilo que está frio, para reanimar aquilo que está desanimado, para dar vida àquilo que está morto, para dar voz àquilo que não tem voz, para fazer caminhar aquele que não caminha, para sair da passividade do medo, àqueles que estão com medo e são passivos diante da vida”.

Ao final da celebração, Dom Cícero ouviu o testemunho de um dos crismados. 

Por Fernando Arthur
Colaboração especial para a Região Episcopal Belém

Os fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Vila Alpina, Decanato Santa Maria Madalena, celebraram solenemente sua padroeira no dia 16, com missa presidida por Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, e concelebrada pelo Padre Eduardo Aparecido de Araújo, Pároco e Coordenador de Pastoral da Região. A récita do Rosário e uma procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo, antecedeu a celebração, reunindo dezenas de fiéis. (Por Fernando Arthur)

Na manhã do sábado, 20, Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, presidiu missa na Paróquia São Carlos Borromeu, na Vila Prudente, Decanato Santa Maria e São José, por ocasião da celebração dos 120 anos da visita de São João Batista Scalabrini ao Brasil. Concelebraram os padres da Congregação dos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos), dentre eles o Padre Alexandre Biolchi, CS, Superior Regional. (Por Kaique Mazaia)

Deixe um comentário