Santana: Paróquia Santa Cruz promove a devoção a Nossa Senhora do Trabalho

Na manhã do dia 1°, na Paróquia Santa Cruz, Decanato Santa Marta, Santa Maria e São Lázaro, houve a celebração em devoção a Nossa Senhora do Trabalho, presidida por Dom Jorge Pierozan, tendo como concelebrantes os Padres Flávio Demoliner, SdC, Pároco; Ciro Attanasio, Superior Provincial da Congregação dos Servos da Caridade (SdC), Provincial da América Latina; José Teles de Deus, SdC; Odacir Lazaretti, SdC; Ivo Catani, SdC; Thomas Fritsch, SdC; e Cândido da Costa.

Na homilia, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana destacou a figura de São José na história da salvação, ressaltando sua humildade, obediência e papel fundamental na formação de Jesus. Ele enfatizou a devoção e o exemplo de serviço de Maria, Mãe de Jesus, com sua entrega total à vontade de Deus e canal da graça divina.

A cerimônia foi encerrada com a entronização da imagem de Nossa Senhora do Trabalho em uma gruta no lado externo da matriz paroquial, que fica na Avenida Santa Inês, 2.229, no Jardim Peri.

No Brasil, a devoção a Nossa Senhora do Trabalho chegou por meio dos Padres e Irmãos Servos da Caridade (SdC), em 1947, inicialmente em Santa Maria (RS); e depois em Porto Alegre (RS), onde existe a Paróquia Nossa Senhora do Trabalho.

Quando veio trabalhar em São Paulo, no Recanto Nossa Senhora de Lourdes, Padre Atanásio Francisco Schwartz, SdC, trouxe esta devoção mariana, levando-a também à Paróquia Santa Cruz, onde há uma missa votiva por Nossa Senhora do Trabalho no primeiro dia de cada mês. Foram construídas quatro capelinhas com essa imagem mariana, as quais são entregues nas missas aos sábados e domingos para permanecer durante a semana com as famílias.

Por Denilson Rabelo
Colaboração especial para a Região Episcopal Santana

(com informações de Irene Sivierido)

Deixe um comentário