Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida semeia a esperança no Ano Jubilar

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Criada há 83 anos para abrigar a ima­gem de Nossa Senhora Aparecida do IV Congresso Eucarístico Nacional, reali­zado em São Paulo em 1942, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Decanato São Marcos da Região Ipiranga, cuja igreja matriz foi elevada à dignidade de santu­ário arquidiocesano em 2017, é um dos templos de peregrinação da Arquidioce­se neste Ano Jubilar.

A história da Paróquia e do Santuá­rio tem sido contada aos peregrinos que vão ao templo localizado na Rua Laba­tut, 781, no Ipiranga. Os fiéis também podem vivenciar um aprofundamento da fé em ambientes como a capela do Ba­tismo e diante da Santa Cruz exposta ao lado da lamparina do Jubileu, bem como venerando a imagem de Nossa Senhora Aparecida que está no presbitério em um globo terrestre com uma abertura frontal no formato do mapa do Brasil.

PEREGRINAÇÃO DA PRÓPRIA COMUNIDADE PAROQUIAL

Padre Zacarias José de Carvalho Pai­va, Pároco e Reitor, explicou ao O SÃO PAULO que o Santuário segue o roteiro de peregrinação organizado pela Ar­quidiocese de São Paulo, no qual cons­tam preces específicas, um momento de contemplação da cruz, a renovação das promessas batismais, a oração diante da imagem da Virgem Maria e o Ato de Es­perança, com a Oração do Jubileu.

“Seguimos este roteiro: acolhida na porta, passagem pelos símbolos do Ju­bileu, escuta da Palavra de Deus, medi­tação, Confissão e, em seguida, a Santa Missa”, detalhou o Reitor.

A primeira peregrinação foi realizada pelos membros do conselho paroquial, das pastorais e demais paroquianos em 1º de fevereiro, na qual puderam “rever sua caminhada histórica, pastoral e espiritu­al”, contou o Sacerdote. Na ocasião, tam­bém houve atendimento de Confissões.

PEREGRINOS DE TODA A ARQUIDIOCESE

Varlindo dos Santos

O Santuário Arquidiocesano tem acolhido peregrinos de diferentes pa­róquias, bem como de pastorais e movimentos. Já há agendamentos de grupos para este mês e os próximos, e outros podem fazê-lo pelo e-mail secretaria@aparecidaipiranga.com.br.

Em 12 de fevereiro, por exemplo, pe­regrinaram cerca de 80 pessoas do Am­paro Maternal, incluindo funcionários, voluntários, diretores e mães acolhidas na instituição. “No Santuário Aparecida, experimentamos a graça de estar ainda mais próximos de Deus, renovando nos­sa fé e nosso propósito. Nossa gratidão ao Padre Zacarias por nos guiar nesta caminhada e pelo carinho na acolhida. Como ouvimos na homilia, nossa ver­dadeira morada é o Céu, mas, aqui na Terra, somos chamados a espalhar amor e esperança”, consta nas redes sociais do Amparo Maternal.

No dia 15 do mesmo mês, lá estive­ram dois grupos de peregrinos: um da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, com cerca de 70 pessoas; e outro da Legião de Maria, que caminhou desde a ma­triz da Paróquia Nossa Senhora de Sião, também no bairro do Ipiranga. “A pere­grinação a pé favorece muito a redesco­berta do valor do silêncio, do esforço, da essencialidade”, escreveu o Papa Francis­co na bula Spes non confundit, pela qual proclamou este Ano Jubilar.

Estes e os demais grupos puderam contar com uma fraterna acolhida. “Como já há equipes prontas para grandes ativi­dades do Santuário, o que houve para este Jubileu foi um fortalecimento das equipes com relação aos voluntários que desejam trabalhar na acolhida, liturgia, ministérios de cantos, confessores, organização de es­paços, limpeza, informações e Pascom”, detalhou Padre Zacarias.

MISSAS, CONFISSÕES E MOMENTOS ORANTES

Na Spes non confundit, o Papa Fran­cisco indica que “as igrejas jubilares, ao longo dos percursos e em Roma, pode­rão ser oásis de espiritualidade nos quais é possível restaurar o caminho da fé e dessedentar-se nas fontes da esperança, a começar pelo sacramento da Reconci­liação, ponto de partida insubstituível de um verdadeiro caminho de conversão”.

No Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, os fiéis podem bus­car o sacramento da Confissão de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h. Também há missas diárias: às se­gundas, quartas e sextas-feiras, às 12h, 15h e 19h; às terças e quintas-feiras, às 12h e 19h; aos sábados, às 16h; e aos do­mingos, às 7h, 8h30, 10h e 18h.

Também acontecem momentos oran­tes, como as Oficinas de Oração (se­gundas-feiras, às 16h); Legião de Maria (segundas-feiras, às 19h); Terço dos Ho­mens (quintas-feiras, às 19h); e Terço da Misericórdia (quartas-feiras, às 14h30).

Além disso, na 1ª sexta-feira do mês, ocorre a Hora Santa às 11h30, 14h30 e 18h30, seguida de missa. No 4º sábado do mês, às 14h30, a Hora Santa Vocacio­nal com a Pastoral Vocacional; e no 1º domingo de cada mês, às 17h, o Terço das Mulheres.

‘DESEJO QUE O JUBILEU FORTALEÇA O ÂNIMO DA COMUNIDADE’

Varlindo dos Santos

Para motivar a comunidade paro­quial do Santuário a participar deste Ano Jubilar, Padre Zacarias tem realizado meditações diárias, especialmente nos grupos de WhatsApp e nas redes sociais. Também o faz por meio do programa Momento Mariano, por ele apresentado na rádio 9 de Julho, de segunda a sexta­-feira, às 6h55, 15h50 e 20h.

“Também ao final de cada missa, há a bênção dos objetos e uma breve re­flexão para que todos saiam com uma motivação para retornar e fazer e a sua peregrinação pessoal”, ressaltou o Reitor. Ele comentou, ainda, que espe­cialmente as missas das 12h e 15h têm estado mais cheias e que aumentou a procura de Confissões: “Todos os do­mingos, temos Confissões durante as missas. Em média, três padres atendem as Confissões”.

“O Jubileu nos motivou a semear a esperança de um povo novo, nascido a partir do contato com o mestre Jesus, formados como discípulos verdadei­ramente missionários. Vamos semear! Certamente, as crianças e jovens que estão participando deste ano têm uma experiencia única para suas vidas!”, co­mentou o Reitor.

“Desejo que o Jubileu fortaleça o âni­mo da comunidade e que favoreça um maior compromisso das pastorais nas ações da eclesiais. Surpreende-nos as pessoas que procuram o Santuário. Gra­ças a Deus, tem chegado muitas pessoas novas. Creio que já seja um dos frutos do Jubileu”, concluiu Padre Zacarias.

SANTUÁRIO ARQUIDIOCESANO NOSSA SENHORA APARECIDA

Rua Labatut, 781, Ipiranga (próximo à Estação Nossa Senhora Aparecida do Expresso Tiradentes-Antigo “Fura-fila”)
Secretaria paroquial: (11) 2063-4654
Agendamento de peregrinação:
secretaria@aparecidaipiranga.com.br
Site: https://aparecidaipiranga.com.br
Facebook: aparecidaipiranga
Instagram: santuario_aparecidaipiranga

Deixe um comentário